01/12/18 Visão das crianças

Uso de aparelhos eletrônicos pode causar miopia

O uso constante de aparelhos eletrônicos como smartphones e tablets é um dos fatores relacionados ao desenvolvimento da miopia e da evolução do problema especialmente em crianças.
De acordo com a oftalmologista Erika Silvino Rodrigues, o costume de olhar muito próximo para esses objetos faz com que o cristalino, que é como uma lente natural dos olhos, fique contraído e, quando há a necessidade de realizar o processo inverso, ou seja, olhar para longe, ocorre a dificuldade de relaxamento.
Esse processo contribui para o desenvolvimento da miopia acomodativa, como é denominada. Erika ressalta que, além dessa questão, o uso rotineiro desses aparelhos também é capaz de aumentar o grau de miopia em quem já possui o problema.
Números da Academia Americana de Oftalmologia (AAO) mostram que, até 2050, metade da população mundial será míope. Com o cenário crescente no número de casos, a oftalmologista reforça a importância de acompanhamento médico desde o nascimento, com o teste do olhinho.
"A criança deve ser avaliada desde cedo, pois há alterações que devem ser descobertas até os 5 anos. Como por exemplo, pacientes que apresentam uma diferença grande de miopia de um olho para o outro, pois caso não seja corrigido com lente até essa idade limite, o olho com maior grau tem mais chances de não se desenvolver", enfatiza.
Apesar da miopia não apresentar, na maioria dos casos, evoluções graves quando não tratada, é fator de risco para outras doenças. "Os míopes têm como característica o olho maior e a retina mais frágil, portanto, possuem maior chance de ter problema na retina do que a população que não apresenta esse problema", diz.

 


Assine nossa Newsletter
























Parabéns Absoluta que reuniu três pessoas que eu admiro muito... Dr. Leôncio Queiroz Neto, meu oftalmologista há anos.... uma pessoa admirável e meu amores [Flavia e Wilson] na matéria sobre viagens ....sem falar na pagina Greenpeace! É isso aí vamos incentivar o ciclismo que faz muito bem a saúde, ao corpo e a mente... experiência própria.
Sandra M. Martins 

Queridas Betty e Isabelle, quero cumprimentá-las pela beleza e qualidade da edição da revista nov/dez. Está incrível, elegante e muito interessante de ler!! As mudanças foram ótimas. Parabéns! 
Maria Inês Fini