01/12/18 Fique atento

Longo período sem movimentar as pernas pode causar trombose

A trombrose é um coágulo que se forma dentro da veia e atinge, na maior parte das vezes, as pernas. As causas são variadas e podem estar relacionadas a algo inerente ao organismo, quando a pessoa já possui tendência a desenvolver o problema, a uma situação de período pós-operatório, ou outras ocasiões em que as pernas ficam muito tempo sem mexer como, por exemplo, viagens longas.
O angiologista Jorge Seraphim explica que o perigo está na agravação no quadro de trombose. "O grande problema é que pode gerar embolia pulmonar, quando as veias do pulmão ficam obstruídas e que em alguns casos são fatais. Uma embolia pulmonar extensa, porém, também traz grande sequelas no longo prazo do ponto de vista pneumológico e ainda pode causar afastamento da atividade profissional", explica o médico.
Os sintomas são dores, inchaço nas pernas e, em alguns casos, até úlceras. O tratamento deve ser individualizado e pode ser feito tanto de forma hospitalar, quando há a necessidade de internação, quanto laboratorial. Por isso, é importante que cada caso seja avaliado para que haja um diagnóstico preciso da estabilidade do quadro da doença.
Sobre prevenção, Seraphim falou das medidas que podem ser tomadas para diminuir o risco da trombose. "Cada situação da vida exige uma prevenção. É sempre importante manter uma vida e a alimentação saudáveis. Entretanto, quando se está em situação de risco, como por exemplo, se a pessoa for submetida a uma cirurgia, deve ser feito um protocolo de prevenção personalizado", conclui.
A adoção de hábitos saudáveis é essencial principalmente àqueles que têm pré-disposição à trombose. Em situações de viagens longas, onde é preciso ficar sentado durante muito tempo sem se movimentar, outras soluções podem ser tomadas. Algumas simples, como se levantar de tempos em tempos, e outras mais complexas a ser, sempre, sob orientação profissional.
 


Assine nossa Newsletter



























Parabenizo não só a Revista Absoluta pelos seus 18 anos, mas como pela iniciativa de mostrar Campinas como celeiro de talentos, empreendedorismo e importante polo cultural e tecnológico. Afinal, a cidade de origem de Carlos Gomes e outros tantos que levam seu nome ao mundo, merece ser destacada com louvor, papel que vocês desempenham com extremo profissionalismo. Fazer parte de suas páginas é uma honra para qualquer cidadão e comigo não é diferente. Que venham muitos anos de mais sucesso pela frente.
Arialdo Boscolo - presidente da Fenaclubes (Federação Nacional dos Clubes)

Parabéns ao grupo da Revista Absoluta - centésima edição, uma revista rica em detalhes onde os colaboradores viajam no tempo mostrando aos leitores acontecimentos memoráveis, fatos inesquecíveis e com temas variáveis de interesse do público. Está sempre procurando valorizar pessoas que contribuem para o crescimento econômico e intelectual da nossa cidade de Campinas e região. Uma iniciativa louvável da minha amiga Betty Abrahão que não poupa esforços para realizar mais este desafio por tanto tempo e com sucesso. Parabéns a todos!
Valmir Silveira