03/05/19 Qualidade de vida

7 dicas para viver melhor aos 50 anos

Que os 50 anos são os novos 40, ninguém mais tem dúvidas. Afinal, no Brasil, a população acima de 50 anos cresce o dobro em relação às outras idades e o país já conta com mais pessoas acima dos 50 anos do que com jovens de zero a 14 anos. A questão, portanto, é como fazer dessa década a melhor da vida.
Com a tecnologia e a o conhecimento médico atual, ficou mais fácil ter vitalidade e saúde na idade que, na época dos nossos avós, já significava ter uma perspectiva menor. Atualmente, é nessa idade que estamos mais maduros, sabemos o que queremos e podemos passar a viver de forma plena, sem culpas e com mais tranquilidade. Para que isso aconteça, porém, é preciso equilibrar todas as áreas da vida. O geriatra Paulo Camiz, dá algumas dicas sobre como manter uma vida saudável aos 50 anos.

Dieta equilibrada
Quem não se alimenta de forma saudável, precisa repensar os hábitos ao chegar aos 50 anos. Isso acontece porque o corpo pede um equilíbrio de vitaminas para que todas as funções trabalhem de forma correta, reparando os danos celulares que acontecem naturalmente. Por isso, invista em alimentos antioxidantes, como legumes, verduras e frutas, gorduras boas, como o azeite de oliva, cereais integrais e reduza ao máximo o consumo de açúcares.

Sono
Já não precisamos dormir o mesmo tanto de horas de que quando estávamos na casa dos 30 anos. No entanto, algumas pessoas passam a ter insônia, o que pode prejudicar a saúde e a energia. Para evitar a falta de sono, prepare o ambiente duas horas antes de ir para a cama: luz baixa, TV e celular desligados, um banho morno e um chá relaxante. E, se acordar no meio da madrugada sem sono, não insista. Saia da cama e vá ler um livro sob uma luz baixa, enquanto o sono não vem.

Saúde mental
Quem não se cuida fica vulnerável a sofrer com depressão ou ansiedade. O melhor remédio, portanto, é a prevenção. Não leve mais a vida tanto a sério: procure ter momentos relaxantes, controlar o estresse e estar sempre aberto a fazer novos amigos.

Atividade física
A partir dos 30 anos, passamos a perder 1% de massa muscular por ano. Esse número, que não parece relevante no início, faz uma diferença enorme lá na frente. A palavra da vez, portanto, é manter a massa muscular e ganhar ainda mais por meio da atividade física. São os músculos que nos mantêm independentes, com autonomia para uma caminhada, levantar da cama e outras atividades diárias.
Além disso, praticar algum exercício aeróbico previne depressão e afasta doenças cardíacas, além de evitar o surgimento de câncer.

Controle de doenças crônicas
Não deixe um probleminha virar um problemão. Se foi diagnosticado com hipertensão arterial, siga à risca a recomendação do médico de praticar atividade física, reduzir o sal da dieta e tomar os medicamentos prescritos. O mesmo vale para o diabetes: controlar a dieta é fundamental para manter a glicemia dentro da faixa ideal e afastar o risco de doenças cardíacas.

Amigos e família
Cultive os amigos e a família, afinal, são eles que nos proporcionam momentos memoráveis. Apesar de a facilidade de fazer novos amigos ter ficado na adolescência, nunca é tarde para encontrar companheiros de alma para escrevermos novas histórias. Socializar é cada vez mais importante conforme os anos vão passando. Aproveite os 50 para fazer amigos que vão permanecer por ainda muitos anos.

Autoestima
Quem não gosta de se sentir confiante com suas escolhas, com a aparência e com a própria identidade? Quando estamos com 50 anos, é ainda mais importante nos mantermos com essa afirmação. A autoestima elevada não permitirá que nos abalemos com opiniões, críticas ou fatos que estremeçam nossa estrutura. Com isso, evitaremos o estresse e teremos uma vida mais tranquila. Procure cultivar a autoestima e, se estiver com dificuldades, não hesite em procurar um psicoterapeuta para colocar tudo nos eixos novamente.


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Parabéns por esta edição que está maravilhosa 
Christiane Khattar

Bonita e arrojada a Revista Absoluta busca constantemente as novidades e tendências de moda e comportamento, além de apresentar uma seção gourmet criativa com grades nomes das cozinhas e excelentes receitas. Para nós, é sempre uma satisfação celebrarmos essa parceria editorial, existente há tantos anos e Desejamos, também, que a Revista siga sempre assim, sendo esta importante referência para Campinas
Cristina Róseo, gerente de alimentos e bebidas da Rede Vitória Hotéis