14/05/19 Fumo x visão

Fumar mais de 20 cigarros por dia pode prejudicar a visão

Em um estudo recente, realizado com um grupo de 71 pessoas, entre 25 e 45 anos, saudáveis, que fumaram menos de 15 cigarros em suas vidas, e 63 que fumaram mais de 20 cigarros por dia e que foram diagnosticados com dependência de tabaco e não relataram nenhuma tentativa de parar de fumar, todas com visão normal ou corrigida, os pesquisadores observaram como os participantes discriminavam os níveis de contraste (diferenças sutis no sombreamento) e as cores enquanto estavam sentados a 59 polegadas de um monitor de tubos de raios catódicos de 19 polegadas que exibiam estímulos enquanto os pesquisadores monitoravam os dois olhos simultaneamente.
Os resultados indicaram mudanças significativas na visão das cores vermelho-verde e azul-amarelo dos fumantes, o que sugere que o consumo de substâncias químicas neurotóxicas, como as que estão presentes nos cigarros, pode causar perda geral da visão das cores. Eles também descobriram que os fumantes mais inveterados tinham uma capacidade reduzida de discriminar contrastes e cores quando comparados aos não-fumantes.
“A fumaça do cigarro é formada por numerosos compostos que são prejudiciais à saúde, e tem sido associada a uma redução na espessura das camadas do cérebro e a lesões cerebrais, envolvendo áreas como o lobo frontal, que desempenham um papel no movimento voluntário, no controle do pensamento e na diminuição da atividade na área do cérebro que processa a visão”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion.
“Estudos anteriores apontaram o tabagismo, a longo prazo, como um fator de risco dobrado para o surgimento da degeneração macular relacionada à idade e como um fator causador de amarelamento e inflamação das lentes oculares, o cristalino. Os resultados do estudo indicam que o uso excessivo de cigarros, ou a exposição crônica a seus compostos, também afeta a discriminação visual, apoiando a existência de déficits gerais no processamento visual com a dependência do tabaco”, explica o oftalmologista Juan Caballero.
Embora a pesquisa não forneça uma explicação fisiológica para os resultados, os autores sugerem que como a nicotina e o fumo prejudicam o sistema vascular, eles também danificam os vasos sanguíneos e os neurônios da retina.


 


Assine nossa Newsletter
























Nada mais do que parabenizar esta revista desde Madrid! 
Elisabet Zaccagnini

Gente !!!! A revista Absoluta está um espetáculo !!!! Conteúdo para agradar gregos e troianos, social chiquérrimo e internacional, dicas sensacionais, impressão de alto nível, matérias interessantíssimas !!!!! Bárbara !!!!!! Cada vez gosto mais !!!!! Vi nascer, crescer e hoje curto a sua maturidade editorial !!!!! Parabéns, equipe absoluta !!!!Parabéns, queridas Betty Abrahão e Isabelle Sabbatini !!!!! Parabéns, redatores nota 10 !!!!!!! Anna Maria Badaró