10/10/19 Infecções cutâneas

Academias favorecem proliferação de germes causadores do problema

Nos últimos tempos, a preocupação com a saúde e bem-estar tem crescido entre a população, que passou a procurar maneiras de se tornar saudável. Entre as opções mais populares estão as academias, que vem ganhando muitos adeptos, afinal, é um ótimo meio para manter o peso controlado, prevenir doenças e ainda melhorar o humor.

De acordo com a dermatologista Kédima Nassif, é necessário que se tome alguns cuidados ao frequentar academias, pois o local favorece a proliferação de microorganismos causadores de uma variedade de doenças de pele. “Lugares quentes e úmidos, como os equipamentos de musculação e os vestiários das academias, são ambientes que favorecem o desenvolvimento de bactérias, vírus e fungos que podem ser transmitidos pelo contato e causar problemas como micoses, infecções, verrugas, impetigo e furúnculos”, explica a dermatologista.

O alerta pode parecer aterrorizador, mas não é necessário que você interrompa sua rotina de exercícios e cancele sua inscrição na academia. Basta que você tome alguns cuidados, como investir em roupas que absorvam o suor, para manter sua pele seca e prevenir que germes se desenvolvam. Segundo Kédima, é interessante também que se troque as roupas suadas assim que terminar a atividade física, evitando que haja proliferação bacteriana e fúngica favorecidas pela umidade e reduzindo o risco de foliculite. “Caso você opte por tomar banho após a atividade física é fundamental que a água esteja morna para evitar a remoção da camada de proteção da pele contra vírus e bactérias. E se você for utilizar o banheiro do vestiário da academia, não se esqueça de usar chinelos para proteger os pés, pois banheiros públicos tendem a ser cheios de germes e bactérias que podem causar infecções”, destaca.

É importante também que você desinfete os equipamentos de musculação antes de utilizá-los. De preferência, coloque uma barreira de proteção extra entre sua pele e o equipamento, como uma toalha. Além disso, quando possível, providencie seu próprio equipamento, como tapetes de yoga, e nunca compartilhe itens pessoais como toalhas, capacetes e sabonetes, para evitar a propagação de vírus e bactérias. “É fundamental também que você lave suas roupas e toalhas após cada uso. Além disso, mochilas e sacolas também devem ser lavadas, pois os germes presentes nos equipamentos usados podem permanecer na bolsa e crescer, infectando roupas e toalhas que forem guardadas em seguida”, afirma a dermatologista.

A prevenção da formação de bolhas através do uso de esparadrapos, talcos, géis e pomadas em regiões de maior atrito também é essencial para reduzir as chances de infecções. Para prevenir essas alterações invista também em um bom calçado, que permita a entrada de ar para os pés e não sejam apertados demais. Mas caso você já conte com algum tipo de bolha ou outro corte, é importante mantê-los limpos e cobertos com curativos até que estejam curados, pois uma pele machucada enfraquece o sistema de defesa do tecido, permitindo que germes e bactérias penetrem mais facilmente. “Porém, o cuidado mais importante é checar sua pele diariamente à procura de cortes, feridas, vermelhidão, inchaço e infecções. Caso você note alguma dessas alterações no tecido, o ideal é que você procure um dermatologista imediatamente. Sem tratamento adequado, infecções e condições de pele podem acabar piorando e apenas um médico especializado poderá diagnosticá-las corretamente e indicar o melhor tratamento para cada caso”, finaliza Nassif.


Assine nossa Newsletter





























Eu acompanho a Revista Absoluta desde o seu nascimento, sua infância e sua adolescência. Ao vê-la hoje, em plena mocidade, posso afirmar, sem medo, que ela sabe como construir a sua própria história. História de prestígio, credibilidade, entusiasmo e conquista de amizades. Absoluta cresceu. Crescer é superar obstáculos: sejam eles de alegrias e dores, derrotas e vitórias, lutas e sacrifícios, conflitos e incertezas. Absoluta anda por novos caminhos. Andar é... enfrentar o desconhecido, deixar marcas na sua passagem, se firmar com estilo e personalidade. Absoluta nasceu para ser mensageira: distribuir boas novas, dar boas dicas, documentar acontecimentos marcantes do nosso tempo, destacar os profissionais que se dedicam ao progresso das ciências e das relações humanas. A revista não abre mão da beleza interior de cada pessoa que ela focaliza. Acompanhei o seu trajeto e as suas mudanças pelas ruas e avenidas da nossa cidade. Visitei cada morada do seu destino e tomei o cafezinho gostoso com a sua equipe acolhedora, que cresceu unida, vestindo a camisa da sua marca, com a mais absoluta coragem e fidelidade. Vi revistas nascerem e acabarem enquanto a Absoluta caminhava heráldica, saltitando por entre as pedras do caminho. Recebi a honra de ser capa da "Absoluta gente" no lançamento das suas primeiras edições. Tive os meus textos, poemas e as minhas viagens registradas nas suas páginas. Sempre me senti valorizada por ela, enquanto pessoa, prestigiada enquanto artista, e sou grata pelo destaque que a revista Absoluta deu à minha trajetória existencial. Participei de enquetes da revista, ilustrações de textos, me vi entre amigos, tantas vezes, em fotos publicadas nas suas páginas sociais. Costumo chamar Betty Abrahão de Fênix... a ave da mitologia grega que, mesmo quando considerada morta, renasce das cinzas e alça vôo, pro alto, em busca das nuvens. Considero Isabelle o porto seguro desta obra que se eterniza na história de Campinas. Betty e Isabelle são "almas- irmãs" na vida e na parceria do seu trabalho. O sucesso da Revista Absoluta tem a sua origem na cumplicidade de um sonho que se desabrocha e se estende além dos limites da nossa cidade. Podemos comemorar as 100 edições em família, com a certeza de que fazemos parte desta história. Usarei as palavras de Rubem Alves [o escritor sempre destacado e valorizado por esta revista], para sintetizar a minha homenagem a toda a Equipe Absoluta: "O fato é que todos aqueles que ainda têm a ousadia de falar e escrever, acreditam, ainda que forma tênue, que o seu falar faz uma diferença... e desta crença depende o seu sono e o seu acordar..." Parabéns pela centésima edição!!!! Siga Absoluta!!!! Siga fazendo novos caminhos, ao andar...!!! Beijos
Anna Maria Badaró

 

A Absoluta chega à maioridade de maneira magnífica.Em todos esses anos, soube aliar a memória histórica significativa dos fatos ao presente palpitante e traçar cenários precisos para o futuro. Soube aliar fatos, dados e informações das mais diversas áreas do conhecimento, da cultura, da arte e até da religião. Com a revista, ficamos mobilizados por muitas causas, nos comovemos, tivemos prazer, rimos e choramos, mas ela nos encantou a cada edição. Parabéns Betty e Isabelle!
Que essa energia mágica que lhes permite conduzir a Absoluta de forma tão especial, seja sempre abençoada.
Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)