Absoluta

21/03/20 Saúde mental

Como proteger a sua em tempos de pandemia

Como seres humanos nós nos organizamos em sociedade através da interação social. Faz parte da nossa rotina e dia a dia, portanto é natural que o isolamento possa trazer algum desconforto, o que pode ocasionar algumas respostas físicas e emocionais que podem afetar tanto nosso sistema imunológico, quanto nosso equilíbrio emocional.
Mas então, como lidar com isso?
Segundo a psicóloga Ana F. Winter, temos algumas estratégias para tentar manter a nossa saúde mental o mais equilibrada possível, diminuindo as reações de estresse e ansiedade. “Estamos passando por algo completamente novo, temos que nos isolar, mudar completamente nossa rotina, parar atividades, é claro que isso afeta nossa saúde mental, mas temos como cuidar disso”, analisa.
A primeira coisa a ser feita, de acordo com a psicóloga, é tentar diminuir a quantidade de informações desnecessárias, já que isso pode gerar um quadro de ansiedade. Procure se informar uma vez ao dia; o excesso de informações pode ativar um estado de alerta exagerado, o que prejudica a capacidade do corpo de relaxamento. Tente pensar no isolamento como algo bom, algo feito para o bem comum, em breve sua rotina voltará ao normal.
Tente manter sua agenda de tarefas diárias. Para muitos, o home office é uma novidade, o que pode acabar sendo uma experiência nada prazerosa. Ainda que temporária, essa medida pode desorganizar seu dia a dia e trazer um sentimento de insegurança e angústia. “A melhor opção nesse caso é tentar manter ao máximo a rotina, mesmo estando em casa. Organize seu tempo, tire o pijama, faça seu trabalho, mas não esqueça da pausa para o almoço, café, para respirar e jamais abra mão do seu tempo livre e é claro, descanse!”, complementa Ana.
Para finalizar, a psicóloga alerta sobre o ócio. Evite ficar sem fazer nada, se o trabalho foi suspenso, procure alternativas como atividades manuais, atividades físicas que possam ser feitas em casa, leitura, jogos etc. Busque atividades que distraiam a sua mente para evitar o desanimo, a tristeza e a solidão. Utilize a tecnologia a seu favor, ela é uma ótima ferramenta hoje em dia, mantenha-se conectado com a vida, os amigos, sem exageros. A solidão faz parte do nosso estado emocional, mas em excesso ela pode produzir tristeza e potencializar traços depressivos inerentes a cada ser humano.
 


Assine nossa Newsletter



























Parabéns Absoluta!!! A revista Absoluta veio há 18 anos, e veio para ficar. Suas matérias são especialíssimas e acrescentam sempre algo a mais em nossa vida.
A cada mês, uma surpresa e uma surpresa melhor. Gosto, em particular de ver as fotos do arquivo do saudoso amigo Jamil Abrahão, que nos fazem lembrar a fase áurea de nossa sociedade.
Minhas queridas Betty, Isabelle e Gabriella herdaram os dons preciosos da grande dama de nossa sociedade, a amada Esmeralda, mãe e avó delas, pertencente à tradicional família Abrahão Aburad, para levar a frente esta magnifica ‘ABSOLUTA’”.
José Herculano Vicente

 

Queridas Betty e Isabelle, quero cumprimentá-las pela beleza e qualidade da edição da revista nov/dez. Está incrível, elegante e muito interessante de ler!! As mudanças foram ótimas. Parabéns! 
Maria Inês Fini