Absoluta

13/05/20 Quarentena

Como controlar a vontade de comer?

Ficar em casa, sem saber ao certo quando retomaremos à rotina com trabalho, escola, academia, encontro com os amigos... Vivemos uma época de incerteza, angústia e ansiedade, sensações que despertam, muitas vezes, a vontade de comer de forma descontrolada.
Diferenciar a fome da vontade de comer é muito importante em tempos de quarentena e ter essa consciência pode evitar ganho de peso e outras doenças causadas pela má alimentação.
A endocrinologista Lorena Lima Amato explica que agora, com mais tempo para cozinhar, muitas famílias estão utilizando a “confort food”, que são aqueles alimentos que trazem boas lembranças emocionais. O bolo da avó, o bolinho de chuva, a pipoca dos finais de semana a tarde. É importante resgatar isso, porém, é preciso que seja feito de vez em quando e não todos os dias”, alerta a médica.
Uma dica é respirar fundo e refletir qual a motivação para comer. Se for ansiedade, tente driblar de outras formas, outras distrações, bebendo água, exercitando-se. “Pense que a quarentena vai passar e quando tudo isso terminar, o ideal é você estar com saúde para voltar à ativa e a sua rotina, trabalho, academia, e tudo mais que faça parte da sua vida normal”, orienta Lorena. Ela diz ainda que se a pessoa perceber que a vontade de comer supera o seu controle emocional, é hora de procurar ajuda de um especialista.
Como dica de petisco, a médica cita cenoura e pepino cortadinhos como estratégia para o momento de ansiedade e ajuda a evitar a ingestão de alimentos pouco saudáveis.
“Uma pergunta interessante que se pode fazer no dia a dia é: o que te motiva a manter uma dieta saudável? Pense nessa resposta, que pode contribuir para você ter consciência antes de cair na tentação”, ensina.
Outra orientação é prestar atenção ao valor nutricional do que se está se ingerindo. Alimentos in natura e gorduras saudáveis ajudam a saciar a vontade de cair na tentação das ‘besteiras’. “E não esqueça da atividade física, extremamente importante sempre e, nesses tempos de quarentena, fundamental para aliviar a ansiedade e o estresse”, reforça Lorena.

Rotina alimentar das crianças

Com as crianças é muito importante criar rotinas de alimentação, horários estabelecidos para as refeições, que ajudam a diminuir a chance de escapar e comer aquele salgadinho. “Até para beber água é importante ter uma rotina, fique atento a isso. A água pode inibir a vontade de comer. O suco de limão sem açúcar pode ser também um grande aliado para quebrar a vontade de doces, salgadinhos, refrigerantes etc. Outra estratégia é não comer direto do pacote, coloque em um pote uma quantidade determinada para que não haja exagero! Comer um alimento de desejo de vez em quando não é o problema, desde que isso não se torne rotina”, explica a endocrinologista.
Deixar frutas à disposição e ao alcance da criança é uma ótima dica também em para incentivar a alimentação saudável.

 


Assine nossa Newsletter



























No momento em que Absoluta completa a 100ª edição, transmito minha mensagem de saudação e cumprimentos a Betty Abrahão e a sua dinâmica e qualificada  equipe, que souberam fazer da revista um instrumento agradável de informação, cultura e entretenimento. Um ponto de encontro no desencontro do dia-a-dia, pois como dizia Vinícius, “A vida é a arte do encontro, embora existam tantos desencontros pela vida”. Absoluta, no agitado dia-a-dia de nossos tempos, acabou se transformando em um interlocutor inteligente e sensível, trazendo à sociedade da região metropolitana de Campinas, tudo o que acontece de relevante nas multifacetadas áreas do conhecimento humano e da produção científica. Arte, cultura, lazer, política, moda, gastronomia, viagens, saúde, se conectam para fazer da revista um campo fértil de diversidade, como plural é, ou deve ser, a vida da gente.  Essa conexão tem, contudo uma marca que a distingue de todas as outras revistas e assinala a sua autenticidade como veículo de comunicação. O toque de humanismo e delicadeza que se sente no seu folhear, no perpassar de suas entrevistas e reportagens e especialmente no respeito à memória, quando Betty reproduz, de forma gratificante, parcela da obra de seu tio, o competente e saudoso jornalista, Jamil Abrahão, sob cujas penas e lentes se registraram pessoas e  momentos importantes da vida pública  e privada da terra de Carlos Gomes, Campos Sales e que também é orgulhosamente nossa.  No centésimo aniversário, e cem é um número de consagração, os nossos parabéns e os votos de que a revista continue tendo longa vida na contribuição inegável que traz às velhas e novas gerações com informações e valores.  E oxalá que o Absoluta de seu batismo continue significando, como tem significado na sua trajetória, plenitude, diversidade e grau máximo de intensidade, marca das salutares paixões de seus protagonistas, no caso, bem resolvidas em nosso benefício. Grande abraço
Jamil Miguel 

Na matéria da revista Absoluta, em que Isabelle Sabbatini escreveu o texto sobre Egas Francisco, tive uma certeza: ela compreendeu um gênio !!!!!!
As suas palavras descrevem Egas como alguém "que inspira mansidão, acolhimento, ousadia e loucura". Esta é a síntese da genialidade de quem suplanta todas as expectativas de ser apenas um igual e abraça com ousadia e coragem as suas próprias contradições para construir um novo caminho. Pessoas que extrapolam os conceitos vulgares de simplesmente existir e, assim, atingem a genialidade. Pessoas que tornam menos sombria a condição humana, porque elas tem a criatividade e a força de espírito maior do que a maioria das pessoas integradas no contexto do existir comum.
Parabéns, Isabelle !!! Amei a matéria !!!! Bjs
Anna Maria Badaró, artista plástica

Entre em contato agora mesmo!


Desejo receber as novidades