Absoluta

30/06/20 Por que ganhamos peso no inverno?

Nutricionista explica e dá dicas de como evitar engordar na estação

O ganho de peso durante o inverno é um problema comum. Não é preciso dizer que todos nos sentimos muito menos motivados a ir à academia e que preferimos comer alimentos como massas, molhos cremosos, vinho tinto etc. Além disso, muitas outras razões podem contribuir para o ganho de peso como, mudança de apetite, carência de vitaminas, baixa temperatura corporal, ambiente familiar entre outros.

De acordo do a nutricionista Adriana Stavro, manter-se saudável durante estes meses pode ser difícil, pois os dias são mais curtos, nublados e sombrios. "Com a luz solar reduzida (principalmente na região sul do país), pode causar desequilíbrios de substâncias químicas cerebrais chamadas neurotransmissores (serotonina) que afetam o humor, sono e disposição. Essa queda nos níveis de serotonina também pode resultar em Transtorno Afetivo Sazonal resultando em desejo por alimentos com alto teor de açucares e gordura (comfort food)", explica.

Além disso, ela diz que à medida que a temperatura cai, nosso metabolismo aumenta, a fim estabilizar a temperatura do corpo e permanecer aquecido, o que significa que precisamos de mais alimentos para as demandas extras de energia. No entanto, isso não significa que devemos comer mais alimentos calóricos. "O ideal é manter uma alimentação rica em nutrientes e pobre em calorias", ensina.

Outro fator é a falta de vitamina D. Adriana  afirma que pesquisas indicam que a deficiência desta vitamina desencadeia ganho de peso. "Nos meses de verão, 90% da vitamina D é sintetizada pela exposição solar, essa taxa é muito baixa no inverno devido à ausência de sol", acrescenta.

A nutricionista elencou dicas para evitar o ganho de peso na estação. Confira:

- Quando olhamos para as principais razões do ganho de peso, vemos que consumimos mais energia do que gastamos

- É importante acompanhar quanto comer e o que comer

- Avalie a fome e fique atento ao tamanho das porções

- Quando o estômago está vazio, ele pode conter cerca de uma xícara de chá de comida e é capaz de esticar para acomodar quatro ou mais. Mas apenas porque seu estômago pode se adaptar com mais quantidades, não significa que você precise. Familiarizar-se com o tamanho das porções é um bom ponto de partida para controlar o peso

- É possível ajustar sua ingestão para mais ou para menos, com base nas suas necessidades pessoais e fome

 - Pensem nessas três perguntas: Estou com fome ou estou com sede? Estou com fome ou entediado? Estou com fome ou apenas cansado dos dias escuros de inverno?

- A mudança da estação não significa que sua alimentação deve ser baseada em carboidratos, açúcares e gorduras. Sopas de abóbora e de feijão, legumes assados e proteínas magras grelhadas são boas opções

- Experimente um chocolate quente sem açúcar e com leite magro

- Um café da manhã equilibrado e com boas fontes de proteína (ovos, queijo branco), ajuda a manter a fome durante o dia.

- Evite pular refeições

- Sempre que possível tome sol

- Como em outras épocas do ano, é importante manter a prática de exercícios físicos diários. Tente encontrar uma atividade que goste, para ter maior probabilidade de permanecer ativo durante os meses de inverno.

- Não beber água pode ser outro problema. Estar um pouco desidratado pode imitar a sensação de fome, fazendo com que você procure comida quando realmente é água que seu corpo precisa. Mas o baixo consumo de água não causa apenas ganho de peso, como também provoca fadiga.

- Beba mais chá verde, pois os polifenóis, especialmente as catequinas, podem estimular a produção e a atividade de células específicas associadas ao combate aos vírus, comuns nesta estação.

- Encontre outras fontes de conforto para quando estiver estressado que não envolva comida: Converse com um amigo, brinque com seu animal de estimação ou beba uma xícara de chá


 


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Parabéns, a revista está demais!!!! Muito obrigada pela matéria linda e carinhosa sobre o casamentos de minha filha. Vocês são especiais. Muito sucesso sempre
Elinéia M. Moreira Bergo

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Posso afirmar que a Absoluta já faz parte da minha vida e da minha família. Temos todas desde início!
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Além de, é claro, eternizarem os momentos importantes de nossas vidas.
Geórgia Keppke

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