Absoluta

08/07/20 Saúde emocional

10 dicas para controlar a ansiedade

É fato, estamos vivendo tempos difíceis. Em meio à pandemia, é muito normal o aumento dos níveis de ansiedade e estresse em todos nós, principalmente nos que já tem diagnóstico de ansiedade ou pânico. Mas quem nunca viveu uma crise de ansiedade, pelo menos uma vez na vida?
A neuropsiquiatra Gesika Amorim, especialista em saúde mental e neurodesenvolvimento, listou diversas dicas para ajudar a controlar a ansiedade principalmente neste momento.
Ela começa dizendo que o autoconhecimento é o primeiro passo para controlar qualquer crise que possamos ter. “Quando você sabe quem você é, sabe quais são as suas fraquezas, então você consegue trabalhar as suas crenças, para que elas não se tornem fontes geradoras de ansiedade”, avalia.
A pessoa ansiosa tende a catastrofizar as situações e ela cita um exemplo: Ela consegue fazer uma formiguinha se parecer com um elefante, mas a partir do momento que ela conhece a si própria e conhece as suas crenças, então, ela começa a desmistificar isso.

Confira  outras atitudes que podem ajudar a controlar a ansiedade:

1. Faça exercícios de respiração frente a qualquer manifestação clínica de ansiedade ou de episódio de pânico. Respire fundo, conte até cinco, solte o ar lentamente contando de novo até cinco e, então, respire fundo mais uma vez prendendo o ar, conte até cinco e solte o ar lentamente. Assim sucessivamente. Faça isso e comece a notar que tudo vai ficando claro a sua volta. Você vai se acalmando naturalmente.

2. Pratique uma atividade física. Ela ajuda a liberar endorfina e diminue muito o estresse e a ansiedade. Tenha um hobby, algo que te distraia.

3. Faça alguma terapia que seja desestressante, como a yoga.

4. Mantenha uma rotina rígida, pois a desorganização causa muita ansiedade. Procure programar o seu dia de véspera. O inesperado pode ser um gerador de ansiedade. Ter seu dia programado gera organização mental e reduz a ansiedade.

5. Tenha um horário adequado para dormir. Não perca muito tempo assistindo televisão ou olhando o celular antes de adormecer. Tome um banho quente, deite-se e, se quiser, ouça sons da natureza, sons relaxantes, até dormir.

6. Faça exercícios de meditação. Se gostar, aproveite os benefícios do Reiki, da musicoterapia, da quiropraxia e da acupuntura. Todas estas são excelentes técnicas para controlar a ansiedade.

7. Não abuse do café, coca-cola ou qualquer produto rico em cafeína, pois eles são extremamente excitantes. Não é aconselhável também fazer uso de álcool antes dormir, pois cada indivíduo reage de um modo diferente.

8. Evite alimentos gordurosos e de difícil digestão. Evite principalmente o glúten, o açúcar e o leite animal em excesso, pois eles podem ser geradores de substâncias tóxicas em indivíduos hipersensíveis piorando ainda mais os quadros de ansiedade e a qualidade do sono destas pessoas.

9. Evite assistir noticiários e manchetes de jornais. Estamos vivendo tempos de muito sensacionalismo e isto abala muito a capacidade individual de analisar com clareza e objetivo as informações recebidas, gerando ansiedade e nas que já são ansiosas, o agravamento destas crises.

10. Por último, se você sentir que sozinho não consegue dar conta e precisa de ajuda, não hesite em procurar um neuropsiquiatra. Você não precisa conviver com a ansiedade, pelo contrário, existe ajuda médica e profissional, portanto, não tenha receio e nem preconceito em procurar ajuda!


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Betty...muito obrigado pelo carinho....adorei as fotos...vc é mesmo uma pessoa muito especial....muito mais sucesso sempre é o que desejo de coração a você....um beijo grande......♥♥♥
Rachell Ferrari

A última edição da revista Absoluta está maravilhosa. Parabéns Isabelle Sabbatini e Betty Abrahão!  
Marina Zerbinatti, juíza do trabalho

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