Absoluta

14/10/20 Onda de calor

Dicas de medidas simples para cuidar da saúde

O começo de outubro foi marcado por temperaturas elevadas em quase todo o país. O Distrito Federal, por exemplo, atingiu o recorde de calor do ano, com termômetros marcando mais de 36 graus e umidade do ar em torno de 9%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir alerta de "grande perigo", afirmando que há risco de morte por hipertermia — quando a temperatura corporal sobe além dos 40ºC.

O médico otorrinolaringologista Jefferson Pitteli Fonseca explica que a onda de calor, associada à baixa umidade, é extremamente prejudicial ao corpo e lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis aceitáveis de umidade do ar devem girar em torno de 60%.

"Com o calor e a seca, nós começamos a perder água pelas mucosas (olhos, boca e nariz), fazendo com que os mecanismos de defesa dessas regiões fiquem prejudicados. Dessa forma, ficamos suscetíveis a agentes externos que podem causar desde simples alergias até infecções graves", afirma. "Por isso, muito comuns nessa época do ano são as alergias respiratórias e oculares e infecções virais e bacterianas como sinusites, amigdalites e bronquites, além de sangramento nasal, tosse e irritação em garganta", complementa.

Para evitar complicações em decorrência da onda de calor, há algumas medidas simples que podem ser tomadas no dia a dia, como beber muita água, lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico, utilizar roupas leves e espalhar panos úmidos pela casa. O otorrinolaringologista orienta, também, evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h e manter o uso das máscaras para diminuir os riscos de contaminação pela covid-19. "Se persistirem os sintomas mesmo com essas medidas, é importante procurar atendimento médico", conclui.
 


Assine nossa Newsletter













Não tem como não desejar mais sucesso para uma revista que chega à edição número 100! Com certeza não é para qualquer uma!
Gosto muito da Absoluta pelos profissionais que a fazem de coração para o público de Campinas e região! Alias, é a única que tem gabarito e consegue fazer matérias positivas, históricas e interessantes de nossa cidade! A Betty viveu tudo isso e é sempre muito bacana quando compartilha conosco! Parabéns, Absoluta! Serei sempre um leitor cativo e parceiro!
Eduardo Porto, diretor de marketing da Rede Vitória Hotéis

É com muita admiração e orgulho que expresso a minha sincera opinião pelo trabalho de GIGANTE que a REVISTA desempenha através de suas pautas, buscando sempre nos informar e, sobretudo, ENSINAR abordando assuntos nas mais variadas áreas, políticas, sociais, médicas e empresariais buscando sempre a VERDADE e a autenticidade com muita elegância e firmeza.
Posso imaginar o grande empenho na busca pelas informações em tantas áreas diversas, e isso EM TODOS ESSES ANOS, ATÉ O NÚMERO 100.
REALMENTE só uma equipe fabulosa como essa da REVISTA ABSOLUTA com sua presidente, a querida BETTY ABRAHÃO, amiga de tantos anos, superando com muita GRANDEZA momentos difíceis e nos dando tantos ensinamentos com sua inteligência, sabedoria e bondade. Uma ABSOLUTA COMPLETA e VERDADEIRA, e me sinto honrada por ter o privilégio de expressar a minha admiração pelo trabalho e sucesso da revista. ESPERO que esse número 100 possa se multiplicar muitas e muitas vezes. Infinitamente!
Renata Strazzacappa Barone
 

 

Entre em contato agora mesmo!


Desejo receber as novidades