25/10/18 Uso excessivo

Smartphones e computadores aceleram envelhecimento da visão

Problemas oculares relacionados à predisposição genética podem se manifestar em diferentes períodos da vida, independentemente da faixa etária do indivíduo. No entanto, ao se aproximar dos 40 anos, é comum que algumas complicações surjam, devido ao envelhecimento natural da visão – enfraquecimento dos músculos dos olhos e perda de elasticidade.…


24/10/18 Com que frequência devemos ir ao médico?

Especialista alerta sobre os cuidados com a saúde para diferentes perfis

Todo mundo já sabe que quando apresentamos algum sintoma, é preciso consultar um médico para que ele possa fazer um diagnóstico correto e tratamento adequado. Este simples ato pode prevenir e ainda curar doenças. Segundo o médico Dr. Aier Adriano Costa, coordenador do Docway, a grande maioria da população…


24/10/18 Osteoporose

Você sabe reconhecer a doença?

A densitometria óssea é o principal exame para detectar precocemente a osteoporose. “Toda mulher com mais de 65 anos e homens acima de 70 anos devem fazer esse exame. Adultos com mais de 50 anos que tenham doenças que possam trazer fatores de risco também devem ser avaliados”, explica o…


23/10/18 Doenças bucais

Bons hábitos de higiene e alimentação podem prevenir o problema

Nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A campanha procura conscientizar sobre a importância da higienização para a prevenção de problemas como a cárie; mau hálito; aftas; tártaro; gengivite (inflamação na gengiva); periodontite (infecção gengival grave que pode destruir o osso maxilar); e…


11/10/18 Difícil de segurar

Incontinência urinária afeta a qualidade de vida das pessoas

Entre mitos e verdades, a incontinência urinária caracteriza a perda involuntária de urina pelo canal da uretra, aumentando progressivamente com a idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela atinge cerca de 10 milhões de brasileiros de todas as idades. O problema afeta tanto os homens, quanto as…


09/10/18 Perda auditiva

Alimentação rica na infância ajuda a evitar o problema

Quem não conhece uma criança que tem dificuldade para comer mas que se entope de guloseimas? Esse hábito ruim, que muitos pais fingem não ver, pode causar uma série de prejuízos à saúde, inclusive danos na formação do sistema auditivo. Estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins Bloomberg School of Public…


03/10/18 Saúde feminina

Mulher, cuida (também) do teu coração!

Chegamos, mais uma vez, ao mês de outubro, quando edifícios são iluminados por holofotes que emitem luz rosa, em campanhas de conscientização do risco que as mulheres correm de serem acometidas pelo câncer de mama. Apesar de todo temor que causa na mulher, o câncer de mama é a…


28/09/18 Câncer de pulmão

Doença é a principal causa de mortes por câncer em todo o mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de pulmão é a principal causa de mortes por câncer em todo o mundo. Um relatório divulgado recentemente relata que o câncer irá tirar as vidas de 9,6 milhões de pessoas em 2018, representando uma em cada oito mortes entre…


25/09/18 Exames para odontologia

Planos de saúde não podem negar atendimento

Profissionais da odontologia estão ou não habilitados a solicitar exames junto às operadoras de planos de saúde? De acordo com Dr. Rodrigo Maciel, especialista em implantodontia e Membro da SBOE - Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, as solicitações realizadas por cirurgião-dentista não podem ser negadas pelas operadoras. Ele…


25/09/18 Vasinhos nas pernas

Aparecimento pode ser indício de alguma doença vascular

Os “vasinhos”, também chamado de teleangectasias, são veias que variam de 0,1 a 1,0 mm de diâmetro, com coloração que pode alternar entre vermelho e azul. Pode também aparecer como um emaranhado de veias (menor que 0,2 mm e de coloração avermelhada). Entre as queixas mais comuns estão a estética,…


Assine nossa Newsletter



























Boa noite, equipe da revista Absoluta! A revista está MARAVILHOSA, completa, instrutiva, divertida!!!!! Parabéns, como sempre!!!! Beijos
Sonia Dimarzio

No momento em que Absoluta completa a 100ª edição, transmito minha mensagem de saudação e cumprimentos a Betty Abrahão e a sua dinâmica e qualificada  equipe, que souberam fazer da revista um instrumento agradável de informação, cultura e entretenimento. Um ponto de encontro no desencontro do dia-a-dia, pois como dizia Vinícius, “A vida é a arte do encontro, embora existam tantos desencontros pela vida”. Absoluta, no agitado dia-a-dia de nossos tempos, acabou se transformando em um interlocutor inteligente e sensível, trazendo à sociedade da região metropolitana de Campinas, tudo o que acontece de relevante nas multifacetadas áreas do conhecimento humano e da produção científica. Arte, cultura, lazer, política, moda, gastronomia, viagens, saúde, se conectam para fazer da revista um campo fértil de diversidade, como plural é, ou deve ser, a vida da gente.  Essa conexão tem, contudo uma marca que a distingue de todas as outras revistas e assinala a sua autenticidade como veículo de comunicação. O toque de humanismo e delicadeza que se sente no seu folhear, no perpassar de suas entrevistas e reportagens e especialmente no respeito à memória, quando Betty reproduz, de forma gratificante, parcela da obra de seu tio, o competente e saudoso jornalista, Jamil Abrahão, sob cujas penas e lentes se registraram pessoas e  momentos importantes da vida pública  e privada da terra de Carlos Gomes, Campos Sales e que também é orgulhosamente nossa.  No centésimo aniversário, e cem é um número de consagração, os nossos parabéns e os votos de que a revista continue tendo longa vida na contribuição inegável que traz às velhas e novas gerações com informações e valores.  E oxalá que o Absoluta de seu batismo continue significando, como tem significado na sua trajetória, plenitude, diversidade e grau máximo de intensidade, marca das salutares paixões de seus protagonistas, no caso, bem resolvidas em nosso benefício. Grande abraço
Jamil Miguel