04/12/17 Arte na Alemanha

Obras de artista francesa embelezam a cidade de Hannover

Cidadã honorária de Hannover, a renomada artista francesa Niki de Saint Phalle (1930-2002), manteve uma amizade com a cidade por mais de 30 anos. Foi lá que ela fez sua primeira grande exposição, na Associação de Arte de Hannover. Essa relação rendeu diversas artes que ajudam embelezar o destino. Niki é a criadora das mundialmente famosas Três Nanas, deu à gruta nos Jardins de Herrenhäuser sua aparência atual e muitas de suas obras estão em exposição no Museu Sprengel.
Além disso, ás margens do rio Leine, reinam as esculturas femininas criadas por Niki com curvas expansivas e cores brilhantes. Uma vez controversas, hoje as "Damas gorduchas" são o símbolo de Hannover e estão entre as atrações mais procuradas da localidade. Ao redor das estátuas, acontece, todos os sábados pela manhã, o tradicional mercado de pulgas da cidade antiga, que convida o visitante a caminhar e aproveitar os preços do mais longevo mercado de usados da Alemanha.
Quando recebeu o título de cidadã honorária, a artista deixou grande parte de suas obras para o Museu Sprengel, às margens do lago Machsee. Com mais de 400 obras, estão ali representadas todas as fases criativas da "Artista do Século", entre desenhos, esculturas, pinturas e assemblagem – colagens com objetos e materiais tridimensionais.
Construida em 1676 e como refúgio para o calor, a gruta nos Jardins de Herrenhäuser é a prova final do amor entre Niki e Hannover. Considerado seu último grande trabalho, o local atrai visitantes pelo feitiço criado a partir da restauração liderada pela artista, transformando o local em um fascinante mundo inspirado em contos de fada. O design da gruta conta com numerosos espelhos, seixos e vidro colorido.
A artista foi homenageada em 2002, ano em que também faleceu, quando a famosa rua de compras no centro da cidade passou a ser chamada de Niki de Saint Phalle Promenade. Essa é uma das mais queridas ruas centrais de compras na cidade alemã, com diversas oportunidades de compras em apenas 100 metros de extensão.

 


Assine nossa Newsletter





















Parabéns Absoluta que reuniu três pessoas que eu admiro muito... Dr. Leôncio Queiroz Neto, meu oftalmologista há anos.... uma pessoa admirável e meu amores [Flavia e Wilson] na matéria sobre viagens ....sem falar na pagina Greenpeace! É isso aí vamos incentivar o ciclismo que faz muito bem a saúde, ao corpo e a mente... experiência própria.
Sandra M. Martins 

Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los”, Dalai Lama
A equipe da Revista Absoluta é assim… um verdadeiro time de profissionais bem intencionados e determinados a expressar com rigor reportagens idôneas e imparciais. Nossos agradecimentos pelos 20 anos dedicados para a divulgação das realizações e conquistas da nossa gente contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de nossa cidade e região. Em cada edição uma surpresa interessante e gratificante.
Desejo do fundo do coração que o otimismo e confiança permaneçam presentes em toda família ABSOLUTA. E que Fé e Paixão os abracem nos próximos 20..30..anos.Que venham os melhores próximos anos!
Adriana Novaes, empresária

 

Mensagem