04/12/17 Arte na Alemanha

Obras de artista francesa embelezam a cidade de Hannover

Cidadã honorária de Hannover, a renomada artista francesa Niki de Saint Phalle (1930-2002), manteve uma amizade com a cidade por mais de 30 anos. Foi lá que ela fez sua primeira grande exposição, na Associação de Arte de Hannover. Essa relação rendeu diversas artes que ajudam embelezar o destino. Niki é a criadora das mundialmente famosas Três Nanas, deu à gruta nos Jardins de Herrenhäuser sua aparência atual e muitas de suas obras estão em exposição no Museu Sprengel.
Além disso, ás margens do rio Leine, reinam as esculturas femininas criadas por Niki com curvas expansivas e cores brilhantes. Uma vez controversas, hoje as "Damas gorduchas" são o símbolo de Hannover e estão entre as atrações mais procuradas da localidade. Ao redor das estátuas, acontece, todos os sábados pela manhã, o tradicional mercado de pulgas da cidade antiga, que convida o visitante a caminhar e aproveitar os preços do mais longevo mercado de usados da Alemanha.
Quando recebeu o título de cidadã honorária, a artista deixou grande parte de suas obras para o Museu Sprengel, às margens do lago Machsee. Com mais de 400 obras, estão ali representadas todas as fases criativas da "Artista do Século", entre desenhos, esculturas, pinturas e assemblagem – colagens com objetos e materiais tridimensionais.
Construida em 1676 e como refúgio para o calor, a gruta nos Jardins de Herrenhäuser é a prova final do amor entre Niki e Hannover. Considerado seu último grande trabalho, o local atrai visitantes pelo feitiço criado a partir da restauração liderada pela artista, transformando o local em um fascinante mundo inspirado em contos de fada. O design da gruta conta com numerosos espelhos, seixos e vidro colorido.
A artista foi homenageada em 2002, ano em que também faleceu, quando a famosa rua de compras no centro da cidade passou a ser chamada de Niki de Saint Phalle Promenade. Essa é uma das mais queridas ruas centrais de compras na cidade alemã, com diversas oportunidades de compras em apenas 100 metros de extensão.

 


Assine nossa Newsletter























Temos muito a comemorar este mês, a Revista Absoluta completa a maioridade, seus 18 anos. Chega nesta idade com um know how grandioso em comunicação, uma trajetória brilhante, uma revista visualmente atrativa e de muito bom gosto.
Foram 18 anos muito bem vividos e, em cada edição, conseguimos ver o crescimento desse canal de informações que nos traz variedades de assuntos, sempre muito bem selecionados e escritos por pessoas capazes de produzir literatura de qualidade e que transformam palavras em emoções, além de informações para todos os gostos, sobre eventos e celebridades de nossa cidade.
Fico muito satisfeito em ter acompanhado de perto este crescimento e gostaria também de parabenizar a presidente da revista Sra. Betty Abrahão, pelo desempenho sempre à frente da revista, pelo bom gosto e dinamismo. Só posso desejar que Deus abençoe a todos os que contribuem direta e indiretamente pelo sucesso dessa revista, e parabenizá-los pelo desempenho especial de cada um.
Monsenhor Fernando de Godoy Moreira, pároco da Igreja Santa Rita de Cássia,

 

É com muita alegria e orgulho que parabenizamos a Absoluta pela 100ª edição. Vocês têm acompanhado e registrado os acontecimentos mais importantes da nossa família. Somos gratas por perpetuarem esses momentos tão especiais, verdadeiros marcos em nossas vidas. A cada ano, a revista está mais bonita, criativa e interessante. Os assuntos abordados são bem diversificados e atendem vários interesses. Admiramos a competência, sensibilidade e profissionalismo com que o trabalho é conduzido, sempre com ênfase na responsabilidade social. Nossos aplausos para toda a equipe da Absoluta e votos de que a revista seja cada vez mais conhecida e prestigiada. Com carinho,
Sonia e Luciana Dimarzio

 

Nome


E-MAIL
Mensagem