30/04/18 Mordomos-robôs

Já ouviu falar de Jeno e Jena, do Shangri-La Hotels and Resorts?

Fãs do desenho animado “Os Jetsons” vão adorar saber que no hotel Jen, em Singapura - uma das marcas da rede asiática Shangri-La Hotels and Resorts - simpáticos robôs com uniformes de mordomos - Jeno, de azul turquesa, e Jena, de cor-de-rosa - fazem as vezes da simpática Rosie, (a Rosinha) ao serem acionados pelo room service do hotel para entrega de águas, toalhas, entre outras solicitações de rotina.
É fato que a robotização já chegou a diversos setores da indústria, e, portanto, à hotelaria também, e que o tema assusta com a possibilidade de perder-se o lado humano da hospitalidade. Mas nesse caso, Jeno e Jena quase chegam a ser humanos, já que despertam risos e entusiasmo tanto entre adultos quando nas crianças, sempre que tocam a campainha ao serem chamados pelos hóspedes.
Equipados com sensores que evitam obstáculos e os permitem fazer entregas com eficiência, podem subir elevadores e fazer chamadas telefônicas para os quartos no momento da chegada. Os dois têm um metro de altura e se movimentam sem vigilância ao redor do hotel a uma velocidade de 2,5km/ hora, ou seja, metade da caminhada humana. Integrados a um software que rastreia a lista de tarefas, tanto Jeno quanto Jena - que vivem no lobby do hotel - podem aguardar que um dos dois entregue os itens em 15 minutos desde a solicitação. Ambos resolvem magistralmente aquela fome intrusa no meio da noite com um menu de iguarias e delícias locais, e funcionam perfeitamente entre meia-noite e 6 da manhã. Entregam toalhas extras, água, e outras comodidades.
A mecânica é simples: os hóspedes podem solicitar os serviços telefonando para a recepção do hotel. Ao receber o pedido, a comodidade, comida ou bebida solicitada é preparada e colocada no compartimento do robô. Um funcionário do hotel desbloqueia o compartimento interno do robô com uma senha, coloca os itens dentro e digita o número do quarto para entrega. O robô então se dirige ao elevador, até chegar ao andar e ao quarto correto. Assim que o hóspede abre a porta do quarto, a tampa do compartimento do robô abre automaticamente, disponibilizando o item pedido. Uma vez que a entrega foi concluída, o hóspede pressiona “All Set” e pode avaliar a experiência de estadia em um ranking de uma a cinco estrelas. Se o convidado selecionar cinco estrelas, o robô exibirá “Yay!” e dançará de felicidade, retornando para a recepção do hotel. Esse é o momento clímax em que hóspedes - não importa a idade - batem palmas de entusiasmo e satisfação. Afinal, não é todo dia que temos os amigos de “Rosie” batendo em nossa porta.
Na Shangri-La Hotels and Resorts o serviço com robôs autônomos só está disponível por enquanto em Singapura, nos hotéis Jen Orchardgateway e Jen Tanglin Singapore.


Assine nossa Newsletter


























Foi um prazer viajar pela páginas, parabéns!
Eliana Barbon Sanchez

A revista Absoluta é a primeira, única e sem concorrência no seu segmento, ganhando este espaço, numa construção de 18 anos, que coroa a sua expertise em conteúdo e formatação, dando-lhe uma condição de total respeitabilidade e confiança.Mas, o que mais cativa a nós, os seus leitores, é o extremo respeito e responsabilidade, quanto à forma de colocar todas as suas reportagens!
Exerce sua função de cidadania, na multiplicação de opiniões, conceitos e posturas de vanguarda e transcende as fronteiras da nossa querida Campinas, do nosso Estado e do Brasil!
Cada tiragem supera as nossas expectativas, quanto ao bom gosto estético, ético e moral. Inteligente, instigante e interessante!
Que Deus abençoe a todos e que possamos contar com a Absoluta sempre em nossas casas!
Murillo Antonio Moraes de Almeida -Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campinas

Mensagem