09/09/18 República Tcheca

Quatro famosos hotéis de arquitetos do século XX

Vários arquitetos famosos deixaram sua marca na República Tcheca na forma de hotéis, vilas e mansões. Você conhece nomes como Dušan Jurkovič, Leopold Bauer ou Jan Kotera?
Ainda não? Então descubra alguns lugares icônicos que atraem visitantes graças aos conhecidos nomes de seus autores.




1. Luhačovice e a Casa de Jurkovič
No início do século XX, o arquiteto Dušan Jurkovič imprime em suas construções a influência do estilo modernista e arte popular da Morávia-Valáquia (Valašsko) e da região eslovaca de Kysuce, marcando o caráter do spa lázne Luhačovice. A mais bela obra que está em Luhačovice é o edifício chamado dům Jurkovičův construído em 1902. O hotel está localizado no coração do balneário, junto à colunata. Na época, não era uma nova obra; começou como a reforma da chamada casa de Jurkovič, do século XVIII. Jurkovič juntou dois edifícios antigos que formam um único conjunto, ao qual ele adicionou um andar e construiu o sótão. O típico da Casa de Jurkovič são as cores e o estilo luxuoso para a época - uma piscina, sauna e restaurante para os clientes. Há outros hotéis spa com assinatura de Jurkovic que atraem visitantes: o pequeno hotel vilka Chaloupka, o confortável hotel Jestrabi Lázensky com spa e as duas Villas: Valaská e Vlastimila Vilas. Jurkovic também é o autor do gazebo Hudebni Altán, do centro de hidroterapia e do balneário Slunecni Lazne.




2. Jeseník, o sanatório de Priessnitz
O Priessnitzovo sanatorium no balneário lázne Jeseník, é obra do arquiteto Leopold Bauer. O edifício, que salta à vista desde longe, se ergue na parte superior do monte onde está o balneário com os arcos de suas varandas, que lembram arcadas palacianas. Uma fila de colunas e uma imponente escadaria em caracol decoram a entrada. Os interiores estão profusamente estucados e há diversos quadros e fotografias de época. A excelente fama do balneário local se deve ao ar das montanhas Jeseníky, às amplas varandas que convidam a respirar o ar puro e também a pequena torre que serve de mirante. O sanatório é a maior realização arquitetônica de Bauer ainda que, em termos de fama, outros projetos o superam: a vila de Reissig em Brno e o centro comercial Breda & Weinstein na cidade de Opava.




3. Ratbor e o Hotel Chateau Kotera
Entre 1911 e 1913, o arquiteto Jan Kotera construía perto da cidade de Kolín o "último palácio da Boêmia". Na verdade, era a vila da família Mandelík e, naquela época, constituía uma luxuosa casa moderna, lembrando as antigas residências aristocráticas. Recentemente, a vila tornou-se o neoclássico Hotel Chateau Kotera. Apenas uma fração do mobiliário original foi preservada, mas a atmosfera dos tempos antigos está presente na coleção de móveis, polida até o último detalhe, projetada pelos arquitetos Jan Kotera, Josef Gočár e outros artistas do início do século XX.




4. A zona Kokorínsko e o hotel Rezidence Libechov
A residência de Libechov, que parece um pequeno palácio, é agora um hotel art déco. Está situado perto do castelo Kokorín, a cerca de dez quilómetros da cidade de Melník. No ano de 1920, o fabricante praguense Moucka encomendou a construção de uma vila para sua esposa, como residência de verão, segundo o projeto do arquiteto Josef Lauerman. Hoje em dia é um hotel de luxo com wellness e, obviamente, o estilo art déco prevalece tanto no exterior como no interior. Dispõe de acomodações em doze quartos originais, cada quarto é de cor diferente, mas todos têm um terraço com uma bela vista das montanhas da Boêmia Central (Ceské stredohori) e alguns têm acesso direto ao jardim.
 


Assine nossa Newsletter



























Parabéns por esta edição que está maravilhosa 
Christiane Khattar

A revista Absoluta sempre fez parte da minha vida. Com ela, aprendi a conhecer ainda mais a minha cidade. Hoje, como colaboradora da publicação, sinto-me honrada por participar da equipe. Parabéns a todos os profissionais e especialmente à querida Betty, uma comunicadora nata e empreendedora de comunicação de mão cheia. Um beijo
Ciça Toledo

 

Mensagem