25/09/13 Verão nos destinos de inverno

No verão, a paisagem branquinha é substituída por flores e muito verde

O Colorado é um dos cinquenta estados dos Estados Unidos, localizado na região das Montanhas Rochosas, onde se instalaram diversos resorts de esqui que atraem milhões de turistas todos os anos, durante o inverno. No verão, a paisagem branquinha é substituída por montanhas cobertas por diferentes tons de verde e muitas flores. As atividades na neve dão espaço a uma programação que inclui trekking, biking, passeios a cavalo, fly-fishing, rafting, golf e passeios de balão. E se você, assim como eu, adora belas paisagens, é bom considerar o destino nas próximas férias de verão, quando o lugar oferece cenários de tirar o fôlego.

ASPEN
Aspen é a charmosa cidade que atrai cada vez mais gente que adora esquiar e badalar. Além das pistas de esqui, o lugar oferece hotéis de luxo, bons restaurantes, baladas animadas, cafés charmosos, boutiques da moda, lojas de aluguel de equipamentos e uma programação variada a cada estação. Não é a toa que atrai endinheirados e celebridades. Localizada a mais de 2.400 metros acima do nível do mar, vizinha do vilarejo de Snowmass, Aspen esbanja autenticidade e é um lugar perfeito para diversão, com eventos culturais de dar inveja a muitas cidades grandes. Durante o dia, as atividades ao ar livre são a grande pedida e, ao entardecer, restaurantes e bares ficam cheios de gente, quando a temperatura cai para uma média de 15 graus.
Uma das tantas vantagens de viajar fora da temporada de neve é o preço, que cai no verão e no outono, já que nas estações mais quentes a cidade ainda é pouco valorizada pelos estrangeiros, e são os próprios americanos que tratam de animar o local. Durante os meses menos frios, o mesmo teleférico que no inverno leva os esquiadores até o alto das montanhas, conduz turistas com menos roupas e acessórios. Quem tiver fôlego, pode subir caminhando por uma encosta, cujo trajeto demora cerca de duas horas e, do alto, avistar a mais bela paisagem da cidade, já que é lá que se encontram as maiores montanhas acima de 4.300 metros.

SNOWMASS
No pequeno vilarejo de Snowmass, a menos de dez quilômetros de Aspen, as pistas de esqui são usadas como circuitos para bicicletas, inclusive com acesso pelos teleféricos, preparados para carregá-las até o alto das montanhas. O lugar vem investindo nestes circuitos de trilhas para prática de mountain bike, com o objetivo de se tornar uma das referências americanas do esporte. Ali, o rio Colorado é perfeito para a prática de rafting e algumas empresas organizam descidas com os mais variados níveis de adrenalina.
Um passeio de balão ao amanhecer, também é uma opção incrível e oferece uma vista privilegiada de toda a área.

Two Old Hippies
Uma loja bacanérrima com uma infinidade de roupas, acessórios, instrumentos musicais, livros, artigos de decoração e muito, muito mais. São peças coloridas e super descoladas com tema paz e amor, e não tem quem não passe muito tempo olhando e se encantando com os artigos oferecidos . Descobrimos que a loja vende também pela internet e faz entregas no Brasil, embora não disponibilize todos os produtos da loja.

Creperie du Village
Um restaurante descolado, com ótimo atendimento e cardápio saborosíssimo. A decoração é charmosa e aconchegante, com vários espaços para reunir grupos animados ou casais apaixonados. O lugar é pequeno, mas vive lotado. Racletes, fondues e crepes são a sensação, assim com a carta de vinhos, que é excelente.


VAIL
A cidade de Vail é conhecida por ser um destino de esqui. Sempre que a neve cobre as montanhas, o lugar fica lotado de gente. Mas o que nem todo mundo sabe é que o destino é também uma ótima opção para o verão, quando a cidade fica repleta de flores e há diversas atividades ao ar livre como caminhadas, rafting, pesca e bicicleta, entre outras opções, além de eventos incríveis e festivais de dança e música. Se você já esteve lá no inverno e adorou, a minha dica é: visite o lugar no verão. Você vai se apaixonar!

Ótima localização
A cidade está localizada ao longo da rodovia interestadual I-70, a meio caminho entre Denver e Aspen. Quem decide se hospedar na cidade não precisa ficar só ali. Como é perto, você tem opção de passar os dias em Beaver Creek, Breckenridge, Keystone, e outros destinos muito charmosos. Quem não chega de carro, tem opção de ir pelo ar, já que a cidade é servida pelo aeroporto Vail Eagle (EGE), que recebe vários voos durante a temporada de esqui, e o de Denver, com opções o ano todo. De Vail Eagle até o centro são 30 minutos.
Na cidade não é preciso alugar carro. Vail oferece ônibus gratuito que circula por todas as áreas. Rápido e eficiente, é a melhor opção para se locomover por lá. Sem contar que determinados hotéis também dispõem de shuttles que levam os turistas até outros locais da região. Vale se informar.

Verão na montanha
Embora Vail seja a maior área esquiável dos Estados Unidos, as montanhas não tem como atrativo apenas a neve. No verão, permanecem abertas e as pistas de esqui são substituídas por trilhas de caminhada, ciclismo e mountain bike de vários graus de dificuldade, com atividades para toda a família. A dica é: leve protetor solar e muita água. Faz muito calor na montanha, e você fica mais exposto aos raios solares por causa da altitude. Durante a descida, os esquilos são companhia constante nas trilhas, mas é possível avistar veados, alces e até ursos, se tiver sorte.

Charme por toda parte
A cidade de Vail é dividida em três áreas, que dão acesso à montanha: Lionshead, Vail Village e Golden Peak. No inverno, oferece 31 lifts à disposição dos praticantes de esqui e snowboard, que podem escolher entre 193 trilhas para explorar e pistas em uma imensidão de quase 5300 acres. No verão, a área pode ser explorada a pé, de bicicleta e quadriciclo. Lá embaixo, a maior parte dos restaurante oferecem varandas convidativas onde é possível relaxar e aproveitar a paisagem.

Hotéis estrelados
Entre os hotéis mais badalados estão o Four Seasons, The Lodge at Vail, The Arabelle at Vail Square, Marriott e o Ritz-Carlton. Desta vez, ficamos no Arabelle, que ocupa uma área bem bacana em Lionshead, ao lado da pista que, no inverno recebe patinação no gelo, e é um dos preferidos dos brasileiros que visitam a região. O hotel oferece quartos amplos e suítes com decoração elegante, todos com lareira e banheiro completo, além apartamentos de um a cinco quartos.
Localizado a poucos passos da gôndola Eagle Bahn, foi inspirado na arquitetura romântica e elegante dos Alpes. Cada andar possui um personal concierge que garante a satisfação dos mais variados pedidos dos hóspedes. O serviço, aliás, é excelente e muito atencioso. O spa oferece diversas opções de tratamento, lounges de relaxamento e um fitness center, e é indicado reservar com antecedência, já que está sempre lotado. Os restaurantes. Com certeza, The Arrabelle at Vail Square ultrapassa, em questão de qualidade, os antigos e charmosos hotéis da Europa.

Tavern on the Square
O restaurante do hotel Arabelle fica localizado aos pés da montanha e tem uma varanda muito bacana onde é possível desfrutar pratos deliciosos. Casual durante o dia e refinado à noite, é uma ótima opção para quem gosta de carnes, peixes e frutos do mar.

Muitas atrações
A cada estação, a cidade oferece atrações específicas, como a feira dos produtores rurais locais, o festival internacional de dança e os festivais musicais. No verão, por exemplo, todas as terças-feiras, acontecem concertos gratuitos no anfiteatro da vila.

Ao ar livre
Aproveite para alugar bicicletas e explorar a região. Os arredores estão cheios de lagos, bosques e trilhas, além de outras cidadezinhas não muito distantes. Siga a Gore Creek Trail, trilha que acompanha o riacho que atravessa o vilarejo, e ir até o Betty Ford Alpine Gardens, um jardim botânico só com plantas de altitude, trazidas do mundo todo. Um passeio muito bacana.

VALE A PENA CONHECER TAMBÉM

BEAVER CREEK
Beaver Creek é um sofisticado e charmoso village com ótimas galerias de arte, boutiques, casas noturnas e restaurantes. Localizada a 15 minutos de Vail, tem instalações impecáveis. Para você ter uma ideia, no inverno, as calçadas são aquecidas para não acumular gelo. É lá que acontecem a melhores festas da região.

BRECKENRIDGE
A cidade de Breckeridge é bem pequena, formada basicamente por uma rua principal. O centro histórico é todo preservado e possuiu diversos antiquários, além de simpáticos cafés. As crianças vão adorar subir a montanha para brincar no Alpine Coaster, uma espécie de montanha russa com um carrinho de bobsled (aquele trenozinho do filme Jamaica Abaixo de Zero).

KEYSTONE
Keystone é um dos melhores lugares do Colorado para brincar de "tubing" (descer a montanha de gelo em uma boia grande inflável). A atração está localizada no topo do Monte Dercum em Adventure Point e, embora faça o maior sucesso no inverno, é possível aproveitar a descida no início do verão, quando uma ou duas pistas ainda estão em funcionamento. Nem precisa dizer o quanto as crianças vão amar a experiência. Além disso, o centro é charmoso e recebe vários eventos e festivais.

SILVERTHORNE
A 30 minutos de Vail, a cidade de Silverthorne abriga o melhor outlet da região e é lugar ideal para quem gosta de marcas como Nike, Polo, GAP, Banana Republic, Coach, Tommy Hilfiger, Calvin Klein, Levi’s, entre outras, que não são encontradas nas cidades de esqui. Aproveite para
procurar bons casacos de frio na Columbia, que durante o verão oferece bons descontos para roupas térmicas mais esportivas.


VAIL RESORT
A companhia é a principal operadora de resort de montanha nos Estados Unidos, e administra as montanhas de Vail, Beaver Creek, Breckenridge e Keystone, no Colorado, além de Heavenly, Northstar e Kirkwood, em Lake Tahoe na Califórna e Nevada, Canyons, em Utah; Afton Alps em Minnesota e MT Brighton, em Michigan.
Se você é fissurado em esquiar e pode viajar pelos Estados Unidos, a dica é comprar o Epic Season Pass, o passe anual que dá direito a usar os meios de elevação de todas as estações durante toda a temporada. Os de 2012/2013 foram lançados em março e já fazem o maior sucesso por lá.

texto e fotos Isabelle Sabbatini


Assine nossa Newsletter
























Absoluta é absoluta, um veículo de comunicação diferenciado com credibilidade e sempre atualizada e conectada com o que está acontecendo neste nosso mundo globalizado. Parabéns Absoluta, a sua Presidente Betty Abrahão e ao excelente time de colaboradores, chegar à maioridade sem ter nenhum número interrompido é um diferencial num mercado competitivo. 
José Afonso Bittencourt

Absoluta comemora 18 anos de maioridade em todos os sentidos, trazendo a todos nós, nesses anos que convivemos com essa publicação de nível superior, tão cheia de humanidade, conhecimento e profundo enriquecimento para as mentes das pessoas mais antenadas. Isabelle, Betty e seus colaboradores merecem todo nosso respeito e admiração por esse trabalho e sucesso durante esses anos. Beijos mil.
Shirley Garcia