104 anos de história

Please select a featured image for your post

Um dos símbolos de Campinas, o Mercado Municipal, completa, hoje, dia 12 de abril, 104 anos . A data será festejada com hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Campinas e com apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar de São Paulo.

Neste pouco mais de um século, a pacata Campinas dos bondes, charretes e footings, daquele ano de 1908, quando foi inaugurado, transformou-se na pulsante metrópole, polo de alta tecnologia e do conhecimento, no qual se instalaram também as grandes redes de hipermercados e de varejões. Mas o Mercado resistiu a todas essas mudanças e continua tendo a preferência de milhares de moradores da cidade que, inclusive, o elegeram uma das 7 Maravilhas de Campinas.

As razões para isso vão desde a variedade de produtos comercializados nos 143 boxes até o tipo de atendimento oferecido aos clientes, uma vez que os comerciantes do local dizem que a relação de proximidade com os ‘fregueses” é o diferencial que fazem questão de manter. “Essa é uma das características que nos empenhamos, todos os permissionários daqui, para não perder”, afirma José Antônio Peres, da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Campinas.

Peres garante não se tratar apenas de estratégia de marketing. E muitos dos que compram lá dizem ter no atendimento personalizado que recebem um dos motivos para preferirem adquirir produtos no Mercado. “Desde que cheguei de Bauru para morar em Campinas, há 30 anos, frequento o Mercadão”, afirma Fátima Nicoletti, técnica em Raios X.

Ela ressalta que além de o local ser atraente e antigo, “o tratamento onde compro os produtos é excepcional, tem todo um ritual, desde o cuidado com manuseio do alimento até chegar às mãos do cliente. Isso você só vê aqui; é bem diferente do atendimento dos supermercados”, diz, contando, ainda, que adquire no Mercado temperos e alimentos naturais. ”Sou freguesa da banca da Regina. Hoje estou comprando queijo e só compro aqui”, diz.

Democrático com seus frequentadores, há também quem vá ao Mercado não somente para fazer compras, mas para apreciar o local. É o caso do mineiro Nilson Dias Santana. Ele conta que cada vez que tem a oportunidade de ir até o Centro gosta de passar no Mercadão. “Gosto de alimentos naturais, a granel. Hoje comprei feijão, farinha e estou levando algumas coisas a mais. Compro em todas as bancas. Além disso, gosto de vir aqui porque o local me lembra Minas (Gerais)”.

Flores, verduras, frutos, temperos, carne, frango, peixes, fumo de corda, adubos, miudezas, ervas medicinais e muito mais, convivendo com produtos industrializados. É isso que o consumidor pode encontrar nos 143 boxes do Mercado Municipal. E o que é melhor: a preços bem acessíveis. Quem precisa consegue no local até produtos e receitas para simpatias que, garantem, são infalíveis.

É esta variedade que contribui também para a atração de clientes. Afinal, na Campinas moderna, polo de tecnologia e de irradiação do conhecimento, na cidade dos grandes shoppings centers e redes de hiper varejo, é no centenário Mercado Municipal que pode-se encontrar com facilidade o fumo de corda; os cereais e temperos a granel e um grande número de produtos de comercialização nem tão comum assim em outros estabelecimentos.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.