14ª Semana Espanhola

Campinas mergulha na cultura espanhola de 3 a 12 de outubro, período em que a cidade é sede da 14ª edição da Semana Espanhola. O programa, idealizado pela Casa de Espanha, divulga os costumes do país europeu por meio de atividades como dança, música, história, gastronomia, vestimenta típica e religiosidade. O Centro de Arte Flamenca de Campinas fará diversas apresentações para mostrar ao público a típica dança espanhola.

O objetivo do evento é divulgar as novidades daquela região da Europa e estimular toda a população a apreciar o desenvolvimento espanhol. Atualmente, cerca de quatro mil imigrantes e descendentes de espanhóis moram na região de Campinas.

A abertura da Semana Espanhola será domingo, 3 de outubro, às 10h, com uma missa solene dirigida pelo padre espanhol Antonino Fernandez, na Igreja Santo Antonio.

A noite de terça-feira, 5 de outubro, terá uma exibição gratuita do documentário Otras Flamencas, no Espaço Cultural CPFL às 20h. As autoras Bianca dos Santos e Tatiana Guedes, brasileiras que moraram em Sevilha, trazem ao público neste filme a história de 13 mulheres estrangeiras que vão para a Espanha dançar flamenco. O documentário mostra os desafios e conquistas dessas mulheres, até tornarem-se famosas e reconhecidas. Bianca, que estará presente na exibição, fará comentários sobre o processo de criação do filme e responderá a questionamentos da platéia.

O Bazar Espanhol, que permanece em exposição no foyer do Centro de Convivência Cultural das 13h às 21h30 no dia 8 de outubro, terá representantes de grifes de flamenco de Campinas e de São Paulo vendendo roupas, bijuterias, leques, xales, sapatos e outros materiais usados na dança.

A Noche Flamenca, no dia 8, contará com uma apresentação gratuita das escolas Centro de Arte Flamenca e Estúdio Soniquete, na qual professores, alunos, músicos e coreógrafos exibem o autêntico flamenco contemporâneo. “O Centro de Arte Flamenca levará para este espetáculo o mais puro flamenco. Não vão faltar castanholas, abanicos (leques) e mantones (xales), como é o flamenco na Espanha”, adianta Lu Garcia, diretora do Centro de Arte Flamenca.

A gastronomia típica espanhola encerra a Semana com um almoço musical oferecido no Tênis Clube de Campinas, no feriado de 12 de outubro. O serviço, por conta do Idalvo´s Restaurante, dispõe de quatro opções de saladas, quatro alternativas de pratos quentes e sobremesas. O grupo de flamenco Compás, formado por alunos do Centro de Arte Flamenca, e a dupla Júlio e Darci Carrera se apresentam durante o almoço.

A 14ª Semana Espanhola é promovida pela Casa de Espanha, em parceria com o Vice-Consulado Espanhol, a Associação Espanhola Socorros Mútuos e a Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem patrocínio do Vera Cruz e Percon. São parceiros ainda o Centro Arte Flamenca de Campinas, o Estúdio Soniquete Arte Flamenca, a CPFL Cultura, o Tênis Clube de Campinas, o Rei Massa e o Idalvo´s Restaurante.

Programação da 14ª Semana Espanhola de Campinas

Dia 3 de outubro – domingo, 10h
Missa solene
Igreja Santo Antonio – Avenida da Saudade, 854, Ponte Preta

Dia 5 de outubro – terça-feira, 20h
Exibição do documentário Otras Flamencas
Espaço Cultural CPFL, Auditório Umuarama – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera
Ingressos gratuitos devem ser retirados a partir das 19h. Vagas limitadas.

Dia 8 de outubro – sexta-feira
Bazar espanhol, com venda de roupas, sapatos, bijuterias e assessórios flamencos, 13 às 21h
Foyer do teatro interno do Centro de Convivência Cultural – Praça Imprensa Fluminense, s/nº, Cambuí

Noche Flamenca
Apresentação das escolas de flamenco de Campinas Centro de Arte Flamenca e Soniquete, 20h
Teatro do Centro de Convivência Cultural
Entrada franca

Dia 12 de outubro – terça-feira, 12h30
Almoço musical Hispanidade conduzido pelo Idalvo´s Restaurante com apresentação de dança flamenca do grupo Compás e música ao vivo com a dupla Júlio e Darci Carrera
Tênis Clube de Campinas – Rua Coronel Quirino, 1346, Cambuí
R$ 35,00 (adultos) e R$ 20,00 (crianças e 7 a 13 anos). Sócio titular não paga.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta