Praya é a 1ª cerveja carbono neutro no Brasil

19As mudanças climáticas e a diminuição da biodiversidade são temas altamente relevantes para o planeta e sua subsistência. Estes impactos se originam de diversos fatores, entre eles a produção de lixo, seu descarte feito de maneira incorreta, além das altas taxas de emissões de carbono e gases de efeito estufa.

A Cervejaria Praya, marca nascida no Rio de Janeiro, carrega em seu DNA a natureza, preocupando-se em dar atenção e centralidade ao meio ambiente. Como uma forma de posicionamento e contribuição para uma sociedade mais limpa e sustentável, além do incentivo a outros players e consumidores finais, a marca uniu-se ao programa “Amigo do Clima”, da empresa WayCarbon, e conquistou o posto da primeira cerveja carbono neutro no país.

A parceria com o “Amigo do Clima”, um projeto ambiental voluntário que apoia a compensação da emissão de gases de efeito estufa, se iniciou ao final do ano passado e gerou rapidamente resultados impactantes. Em 2020, a Cervejaria Praya emitiu um total de 1.366 tCO2e (gases de efeito estufa). A partir deste dado, foi levantada uma estimativa para 2021, com uma perspectiva de emitir 1.650 tCO2e. Com estes números mapeados, a marca já conseguiu compensar, o que é chamado de “pegada de carbono”, para estes os dois anos. “Estamos muito orgulhosos em poder anunciar que chegamos a um total de 3.016 tCO2e revertidos”, afirma o diretor de comunicação da Cervejaria Praya, Paulo de Castro, também conhecido como DJ Zeh Pretim “Nossa cerveja é 100% natural, vegana, sem aditivos químicos, com embalagens recicláveis, biodegradáveis e nosso objetivo é continuar crescendo na busca por recursos sustentáveis. Esperamos ser uma inspiração para outras grandes marcas e empresas, mostrando que é possível implementar soluções limpas”, completa Paulo.

Pegada de carbono
Em parceria com a empresa WayCarbon, considerada referência nacional em consultoria e desenvolvimento de soluções voltadas à sustentabilidade, a Cervejaria Praya fez uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos seus produtos. Para o cálculo aproximado da emissão de carbono gerado ao longo de toda a cadeia produtiva – pegada de carbono -, foram levados em consideração as três diferentes embalagens da marca, as matérias-primas, o processo de fabricação, o transporte, os materiais que são reciclados, aqueles que vão para aterros sanitários e, até mesmo, as emissões geradas por consumidores, como por exemplo, a refrigeração da cerveja.

Com o cálculo da pegada em mãos, a empresa escolheu o Projeto de Carbono e implementaram ao Aterro Bandeirantes, um dos maiores do Brasil, localizado em São Paulo. A contribuição da Praya consiste na reversão dos gases em energia elétrica gerada por meio de combustíveis fósseis. “O local não possuía nenhum tipo de controle dos gases originados pelo processo de decomposição dos resíduos aterrados, por este motivo, investimos no local, pensando na redução do efeito estufa causado pela distribuição do Metano (CH4), que possui um alto potencial de aquecimento global. Além de, claro, minimizar riscos de incêndio e contaminação de águas subterrâneas”, comenta Paulo.

Este é mais um passo que a Cervejaria Praya toma a favor de seu posicionamento sustentável, um dos valores fundamentais da marca, ao buscar a redução no impacto ambiental em diferentes frentes. A onda da Praya é o compromisso com a proteção da biodiversidade e da natureza.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta