235 anos de Campinas

Please select a featured image for your post

O dia 14 de julho marca as comemorações do aniversário de Campinas, são 235 anos de história, desenvolvimento social, econômico e tecnológico e crescimento constante, fatores que tornam o município o mais importante do interior paulista e uma das grandes cidades brasileiras.

Dos tempos de dos barões do café restauram patrimônios históricos, como fazendas e prédios, e o impulso para o desenvolvimento da cidade. Com a industrialização, empresas importantes e de porte internacional foram se instalando e trazendo crescimento econômico para toda a população, além de mudar o caráter do município, que se tornou totalmente urbano e contemporâneo. A instalação de grandes universidades foi outro fator de mudança das características de Campinas, que hoje é considerada um dos pólos tecnológicos do país e já exportou grandes inovações tecnológicas para todo o mundo.

A cidade palco de Carlos Gomes não pára de crescer e produzir mais frutos para sua sociedade, os números comprovam isso. Cerca de 50 das 500 maiores empresas do mundo têm filiais em Campinas; o PIB da cidade supera o de vários países da América Latina, como Paraguai e Jamaica. A malha rodoviária e ferroviária, além do aeroporto de Viracopos e de uma hidrovia, faz da estrutura logística uma das mais completas do país. A água encanada já chega a 96% da população campineira e a coleta e tratamento de esgoto já ultrapassa 80%, com previsão de 100% em 2010.

Campinas também é um grande centro consumidor. A cidade tem grande vocação comercial: são sete shoppings com aproximadamente 1.200 lojas, cerca de 120 supermercados e mais de 20 mil lojas. O poder de compra dos campineiros é alto. De acordo com pesquisa da Target Marketing, o poder de compra da classe A1 é quase o dobro da média brasileira e o da classe C aumentou mais de 50% nos últimos três anos. Em 2008, a movimentação do comércio foi de R$ 15 bilhões.

As expectativas para o futuro são das mais promissoras. Obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos e a criação do trem rápido unindo Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro são alguns dos pontos que devem impulsionar ainda mais a economia da cidade e torná-la ainda mais importante no cenário nacional.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta