2º Mutirão de Avaliação de Risco Cardiovascular

Please select a featured image for your post

Campinas inicia neste sábado, dia 27 de novembro, o 2º Mutirão do Coração com o objetivo de identificar adultos com potencial de risco para doença cardiovascular. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e a Secretaria de Estado da Saúde.

A ação acontece das 8h às 12h, com avaliação dos participantes da IV Plenária Campinas Rumo à IX Conferência Municipal de Saúde.

De segunda-feira a sexta-feira da próxima semana, de 29 de novembro a 3 de dezembro, das 7h às 19h. Para participar basta procurar a unidade de saúde.

A avaliação será feita de forma simplificada, por meio da aplicação de um questionário – universalmente aceito – sobre hábitos de vida e da avaliação da pressão arterial, do peso, da altura e da medida da circunferência abdominal.

Quem for avaliado como paciente de risco será orientado a procurar o Centro de Saúde ou seu médico no local onde habitualmente se trata para que possa fazer avaliação e acompanhamento. Além dos exames, o paciente também vai receber uma cartilha com orientações sobre bons hábitos.

O endereço dos locais participantes e outras informações podem ser obtidas por meio dos sites www.mutiraodocoracao.com.br , www.saude.sp.gov.br e pelo telefone 156 da Prefeitura de Campinas.

A doença cardiovascular é a primeira causa de morte no Brasil. Mais de 300 mil mortes por ano no país são causadas por estas doenças. Só na Região Metropolitana de Campinas ocorrem entre sete e dez óbitos por dia, a maioria relacionados a hábitos não saudáveis. Estudos apontam que se a pessoa mantiver uma dieta saudável, intensificar atividade física, não fumar e beber moderadamente, o risco de um infarto ou derrame cerebral é reduzido em 75%.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta