Nos últimos 20 meses, o modo de vida mudou de um jeito inimaginável e isso inclui o avanço da tecnologia, nos restando diversas dúvidas e inseguranças sobre nossas especializações e adaptações referentes a tantas inovações. Mesmo que tecnicamente não seja possível acompanhar a veracidade da transformação digital, é de suma importância ficar de olho nas tendências para não sair perdendo nas atualizações.
Seguindo fontes como Gartner, IDC e campos de pesquisas internas, seguem as principais tendências tecnológicas para 2022.
Suporte ao ambiente híbrido
Com o ‘’novo normal’’ provando que a tecnologia moderna permite a execução de tarefas de forma ágil e eficiente tanto no escritório, quanto em casa. A tendência ao trabalho hibrido permanece forte e a infraestrutura a esse modelo, continua em adaptação. Tanto no ambiente empresarial, quanto no escolar, softwares de videoconferência e cibersegurança são essenciais, além de equipamentos que proporcionam agilidade e mais autonomia, como headsets que ocultam ruídos externos, câmeras com rastreamento inteligente e telas interativas para planejamentos e execução de tarefas.
Inteligência artificial como aliada
Segundo pesquisa feita pela International Data Corporation (IDC), em 2022, 75% das operações de TI serão habilitadas por IA. Não, isso não significa que seremos substituídos por inteligências artificiais. Na realidade, ela continuará sendo uma “mãozinha” para automatizar processos repetitivos, tornando o tempo útil em tarefas mais “humanizadas”. Para os profissionais de tecnologia, essa tendência reflete em uma grande perspectiva nas especializações em machine learning e deep learning.
Automação é sinônimo de agilidade!
Com a valorização do tempo e produtividade no trabalho, a automação permite escalabilidade, eliminando burocracia e atuando com operações remotas de forma tranquila. Além de monitorar e controlar equipamentos em diferentes ambientes fazendo com que estes entrem em operação com apenas alguns cliques, exatamente de acordo com as configurações pré-definidas.
Comunicação visual
Com a modernização e o perfil de consumidor em constante mudanças, a comunicação visual se torna a chave para impactar e relacionar esses clientes. O relatório de pesquisa de mercado da P&S Market Research aponta que o mercado de iluminação LED deve ultrapassar US$70,2 bilhões até 2023. Com alta durabilidade, conteúdos em movimentos, os painéis de LED são uma grande tendência, podendo ser utilizados de diversas formas e em variados lugares, para que, com sua alta tecnologia e versatilidade chegue com excelência visual aos consumidores.
O fato é que, embora as tendências tecnológicas ultrapassem cada vez mais as expectativas diante as necessidades e as máquinas estejam no cotidiano de todas as pessoas, a tecnologia está para ser uma aliada ao ser humano, facilitando e permitindo a descoberta de valores pessoais e o engajamento de criatividades e interações humanizadas.