7ª Mostra Mundo árabe de Cinema

Please select a featured image for your post

Em parceria com o ICArabe – Instituto da Cultura Árabe a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira promove de 26 de junho a 22 de julho, a 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, apresentando produções que retratam a realidade política, social e cultural dos países árabes e obras brasileiras com temáticas relacionadas à imigração árabe no Brasil ou à relação do Brasil com os países árabes e muçulmanos.

Em São Paulo, será realizada nos espaços CineSESC, Cinemateca e Cine Olido de 26 de junho a 5 de julho, e Centro Cultural Banco do Brasil, de 17 a 22 de julho. No Rio de Janeiro, as exibições acontecerão no Instituto Moreira Salles, de 6 a 12 de julho.

Com a curadoria internacional de Rasha Salti, a mostra Mapeando Subjetividade recebeu enorme aceitação de crítica em Nova Iorque e iniciará sua itinerância pelo Brasil, sendo exibida pela primeira vez na America Latina.

Nesta edição sete diretores renomados participarão de encontros e de um ciclo de debates abertos ao público. Serão 31 filmes da seleção Mapping Subjectivity – Mapeando Subjetividade, Experimentação no Cinema Árabe da Década de 60 até os dias atuais, que tratam da experimentação do cinema árabe de 1960 até o presente momento. Com produções inovadoras e totalmente inéditas no Brasil – cinco produções filmadas em 2011 que abordam aspectos importantes da Primavera Árabe (parte que está sendo exibida no MoMA de Nova Iorque).

Neste contexto, a 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema traz uma seleção de filmes que integram a Mostra Mapeando a Subjetividade: cinema experimental árabe dos anos 60 até os dias atuais. Fazem parte do conjunto filmes raros e atuais, além de produções premiadas em festivais árabes e internacionais, como o de Cannes, de Doha e de Abu Dhabi. Muitas apresentam novos diretores cujo talento já é reconhecido pelo movimento intelectual dos países árabes. Grande parte desses filmes era desconhecida no Ocidente e comprovaram, nos Estados Unidos, o vigor do Cinema Árabe também em sua arte e o talento experimental.

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.