O Chef Decor 2022 chegou ao fim, após um desafio presencial entre quatro arquitetos de Campinas, com quatro grandes jantares, envolvendo centenas de profissionais e marcas do setor de móveis, arquitetura, decoração e construção civil. A grande final, na última quarta-feira, dia 11 de maio, na Fazenda das Cabras, em Joaquim Egídio, anunciou Christie Cornelio, como o grande vencedor desta quinta edição.
Nessa edição, participaram os arquitetos Christie Cornelio, Celso Primi, Adriana Consulin e Thalita Aguilar. Uma edição muito esperada, que celebrou os reencontros, com a retomada dos encontros presenciais, reunindo tanto o setor da gastronomia quanto o da arquitetura de Campinas
Os participantes se desafiaram em jantares com menu completo para 24 convidados e foram avaliados por um júri técnico, formado pelo arquiteto Fernando Consoni, participante do MasterChef Brasil 2019 e do Chef Decor 2017, o chef Emerson Donadon, da Amaô Gastronomia, e Rosa Jannini, gourmet e organizadora de confrarias gastronômicas. A avaliação levou em conta os critérios técnicos, de sabor e harmonização entre os pratos.
“O Chef Decor é fruto da observação do talento de tantos amigos arquitetos e designers para a gastronomia. Afinal, arquitetura, decoração e gastronomia resultam de criatividade. Mais do que isso, também é um momento para o segmento conhecer e reconhecer as qualidades do outro”, resumiu o organizador do evento, Lenine Faria.
Vencedor do Chef Decor 2022
Pelo primeiro lugar, o arquiteto foi premiado, além do troféu, com um short course da Le Cordon Bleu, parceira do evento e a mais famosa escola de gastronomia mundial, fundada na França, com filiais em todo o mundo e unidades no Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
“Estou muito feliz por ter sido o primeiro lugar com a minha história familiar. Foi uma delícia participar do Chef Decor, porque reavivamos a nossa vida normal após a pandemia. Foram sabores muito especiais, tudo feito com muito carinho e a gente conseguiu o que a gente queria: ganhar. Obrigado a todos que me apoiaram e me ajudaram”, comemorou Cornélio.
O arquiteto Christie Cornelio escolheu recriar uma noite italiana, como as que já vivenciou com sua família, na região de Campania, no sul da Itália. O menu assinado por ele buscou inspiração nessas raízes familiares, com as seguintes escolhas: Bruschette con Salsiccia e Verdure de entrada; Reginette Alla Puttanesca Dal Cornelio, como prato principal; e para sobremesa, um clássico Tiramissù.
Mesa Posta também foi premiada este ano
Um segundo troféu foi dado para premiar a harmonia entre o cardápio e o ambiente, bem como o resultado visual das escolhas feitas pelos chefs durante seus jantares. E o vencedor da Mesa Posta foi o arquiteto Celso Primi.
O chef escolheu a ambientação marítima como tema do seu jantar, que seguia o conceito do seu sofisticado menu, que era: Mare e Maiale Sulla Marmelade (marmelada com vieiras e salame especial); de entrada. Gâteau de Fusili com Bacalhau como prato principal. E, como sobremesa, foi servido um Escondidinho de Morangos ao Balsâmico.
A ambientação utilizada por ele na composição das mesas, ou seja, desde sousplats, louças e outros elementos, foram criteriosamente analisadas pelos jurados. O júri de Mesa Posta foi composto pela empresária Lucia Penteado de Freitas e pelo designer de interiores e artista plástico Luís Roberto de Castro Rios.
Fotos: Guilherme Gongra