Voltado para o consumidor final, o São Paulo Coffee Festival é uma celebração da comunidade e da cultura do café, com diversas experiências gastronômicas e culturais.
O Brasil é conhecido por ser um dos grandes produtores de café. Nos últimos anos, observamos o aumento na preocupação em relação ao grão e seus processos, fazendo a categoria de café especial despontar, assim como o surgimento de novas cafeterias junto aos seus admiradores e frequentadores, os chamados coffee lovers.
Pela primeira vez no Brasil, o festival internacional que nasceu em Londres e marca presença em Amsterdã, Cidade do Cabo, Los Angeles, Milão, Nova Iorque e Paris, aterrissa em São Paulo em um dos grandes cartões postais da cidade, na Bienal, localizado no Parque do Ibirapuera.
Com expectativa de atrair mais de nove mil visitantes em três dias, o festival realizado pela Allegra Events há mais de dez anos, chega ao país em parceria com a Revista Espresso/Café Editora – empresa com mais de 19 anos de experiência em eventos e conteúdo de café especial.
Durante os dias 24 a 26 de junho, das 14h às 21h na sexta, e das 10h às 18h no sábado e domingo, o público poderá participar de diversas experiências e atividades do universo do café. Entre elas, degustações da bebida e de comidinhas, workshops com profissionais, oficinas e espaços interativos, além de assistir ao Campeonato Brasileiro de Barista organizado pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais).
Os espaços de experiência e interação para os visitantes no Festival serão o ‘The Lab’ – local reservado para bate-papo com os profissionais do universo do café; ‘The Kitchen’ – aulas com chefs e confeiteiros como Vivianne Wakuda e José Barattino que demonstrarão suas receitas especiais; ‘Latte Art Live’ – ações que envolvem a arte de “desenhar” no leite como, por exemplo, como o TNT (competição de quem realiza o melhor latte art. – poderão participar profissionais e amadores), além de oficinas diversas sobre o assunto; ‘A Torrefação’- curiosidades sobre esse passo tão importante do café com profissionais da área. O público ainda poderá torrar seu próprio grão com ajuda dos especialistas e levar para casa; e o ‘Sensory Room’ – degustações guiadas que desvendam os aromas e sabores dessa bebida tão amada.
Os ingressos variam de R$50 a R$100, e o consumidor tem direito a degustação de cafés e comidinhas; oficinas educacionais e interativas; experiência com baristas e chefs renomados. As duas opções têm direito a meia entrada e descontos para crianças. A organização oferece o ingresso VIP que, além da participação no evento com todas as atrações, ganha um kit que contém uma ecobag com brindes especiais, um copo e um coffee cocktail drink.