5 dicas para limpar as lentes dos óculos sem danificá-las

Limpar as lentes dos óculos corretamente é essencial para prolongar a vida útil das lentes e assegurar a qualidade da visão. Elas devem ser limpas todos os dias para evitar o acúmulo de sujeira, mas é preciso ter alguns cuidados e utilizar materiais e produtos adequados.

Veja o que deve e o que não deve ser feito durante a limpeza para garantir a durabilidade de suas lentes e, consequentemente, uma visão nítida e a saúde de seus olhos.

1. Lave com água corrente e sabão neutro

Essa é uma combinação segura e eficaz. Enquanto a água colabora para a remoção da sujeira e das partículas de poeira das lentes, o sabão elimina a oleosidade e outras substâncias que se prendem a elas. Os sabões indicados são os formulados para peles sensíveis e com pH neutro, como os infantis, sejam líquidos ou em barra. Evite sabonetes com hidratantes, pois eles podem deixar uma película oleosa nas lentes, o que dificulta a visão.

2. Seque e higienize com pano de microfibra

Esse tecido macio capta a poeira de forma muito eficiente e sem riscar a superfície das lentes. É o material dos paninhos que as óticas oferecem quando você compra sua armação. O pano de microfibra deve ser empregado para secar as lentes após a lavagem com água e sabão neutro. Não é recomendado deixá-las secar ao natural, pois resíduos de água e sabão podem levar a manchas e marcas d’água que comprometem a visão.

Importante: o pano não deve ser usado seco sobre lentes, uma vez que elas podem conter pequenas partículas de poeira que, ao serem esfregadas, causam microarranhões. Para evitar o atrito excessivo, o ideal é umedecê-lo levemente com água limpa e passá-lo sobre as lentes com movimentos circulares suaves, sem muita pressão. Somente após essa etapa, deve-se usar um pano de microfibra seco para eliminar a umidade.

3. Carregue com você lenços umedecidos específicos para lentes

Esses lenços são desenvolvidos com ingredientes que não danificam as camadas protetoras das lentes, como os tratamentos anti-reflexo e anti-risco e os filtros de luz ultravioleta. Os lenços batizados de Lens Wipes, são embalados individualmente, o que garante a higiene e praticidade. Por serem descartáveis, eliminam a possibilidade de ranhuras nas lentes por acúmulo de sujeira e óleo, diferentemente dos lenços reutilizáveis, que precisam ser lavados regularmente. Podem ser levados na bolsa ou bolso para qualquer lugar – escritório, praia, academia, cinema…, e usados sempre que for preciso fazer uma limpeza rápida das lentes.

Feitos com um tecido microfino, não abrasivo e antiestático, removem manchas, poeira, suor, gorduras, impressões digitais, protetor solar e demais substâncias que se acumulam nas superfícies das lentes. Por secarem rapidamente as lentes, evitam marcas de gotas de água.

4. Álcool e produtos de limpeza doméstica são terminantemente proibidos

Apesar de parecerem uma solução prática, esses químicos causam danos irreversíveis às lentes, pois prejudicam os revestimentos anti-reflexo e anti-risco, bem como a proteção solar. Além disso, podem manchar as lentes, comprometendo a visão e a estética dos óculos.

5. Tecidos comuns e lenços de papel riscam as lentes

Certamente você já usou a barra da blusa para limpar suas lentes em um momento de urgência. E, muitas vezes, isso se torna um hábito. Porém, tecidos como o algodão contêm fibras soltas e partículas que riscam a lente. O mesmo acontece com lenços de papel, papel toalha e papel higiênico, por mais macios que sejam. Esses papeis também não devem ser empregados para secar as lentes, pois eles absorvem a umidade de forma irregular, podendo deixar pequenos resíduos presos às lentes, o que dificulta a visão e ocasiona manchas. A melhor solução é ter sempre à mão lenços umedecidos próprios para as lentes de óculos.

Ao seguir essas dicas, você vai prevenir riscos e a degradação dos materiais de suas lentes. Não esqueça de fazer visitas regulares ao oftalmologista, o que é essencial para garantir a saúde de seus olhos.

Leia também: Uso prolongado de medicamentos pode provocar boca seca