A Arte do Azulejo em Portugal

Please select a featured image for your post

A exposição A Arte do Azulejo em Portugal traz para Campinas parte do acervo do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa, que pode ser conferida até o dia 07 de julho, de terça a sexta-feira, das 10h as 18h, no Palácio dos Azulejos. A iniciativa faz parte das atividades em comemoração à XIVª Semana da Cultura Portuguesa em Campinas.

O evento é resultado de uma parceria entre o Palácio dos Azulejos de Campinas e a Casa de Portugal, que conseguiu o acervo por intermédio da embaixada de Portugal em Brasília.

De acordo com os organizadores, a exposição em Campinas é um “aperitivo” para o visitante sentir-se convidado a conhecer o Museu Nacional do Azulejo de Lisboa, situado no Convento da Igreja Madre de Deus, na capital portuguesa, e demais pontos onde a azulejaria teve enorme desenvolvimento como arte pública.

A exposição traz, em imagens e textos, a azulejaria portuguesa ao longo da história. A palavra azulejo provém do árabe Al zuleiq, que significa "pequena pedra lisa e polida". O desenvolvimento da azulejaria em Portugal teve início no final do século XV.

Três séculos depois, os azulejos invadiram os palácios, conventos, igrejas, casas de moradia ou de comércio, fontes, jardins, escadarias, chafarizes etc. Paisagens, vidas de santos, ilustrações de fábulas e fatos históricos fazem parte da iconografia do azulejo, que se tornou um símbolo lusitano.


Palácio dos Azulejos

O Palácio dos Azulejos foi criado no apogeu da economia cafeeira paulista. É um patrimônio histórico e arquitetônico tombado pelo Iphan, Condephaat e Condepacc.

Na sua construção, em 1878, grande parte do material foi importada da Europa, como era o costume da época. O Palácio dos Azulejos foi usado como residência até 1908 e, até 1968, foi sede do governo municipal, passando depois a ser sede da Sanasa. Em 1996, seu uso foi transferido para a Secretaria de Cultura e, desde então, abriga a sede do MIS (Museu da Imagem e do Som).

O prédio fica na rua Regente Feijó, 859, no Centro.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!