A crise e o futuro do trabalho

Please select a featured image for your post

Uma série de palestras sobre o tema “Reflexões sobre a crise e o futuro do trabalho” acontecerá às terças-feiras, dias 3, 17 e 24 de novembro, às 19h, na CPFL Cultura. A iniciativa tem curadoria do doutor em economia social e do trabalho José Dari Krein, professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudo Sindicais e Economia do Trabalho e presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.

“A finalidade da série é discutir os impactos das transformações na sociedade globalizada e da atual crise mundial sobre a esfera do trabalho e fazer uma reflexão sobre as perspectivas do trabalho no contexto atual, com ênfase no Brasil”, afirma o curador.

A CPFL Cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. A programação tem entrada gratuita e por ordem de chegada. Os encontros poderão ser acompanhados ao vivo pelo site da CPFL Cultura. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou no site www.cpflcultura.com.br

Programação

3/11 – 19h
“O trabalho na sociedade contemporânea”
As perspectivas do trabalho em um capitalismo em transformação e suas implicações para o trabalho.

Palestrante:
Carlos Alonso Barbosa de Oliveira, professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do CESIT – Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho.

Debatedores:
Davi Jose Nardy Antunes, professor da FACAMP.
Marcelo Weishaupt Proni, professor do Instituto de Economia da Unicamp.

17/11 – 19h
“Perspectivas ocupacionais no capitalismo atual”
A tendência recente de reorganização da economia vai extinguindo e recriando ocupações, redefinindo as profissões com profundos impactos na forma de inserção dos indivíduos na sociedade e nas próprias possibilidades de organização social.

Palestrante:
Marcio Pochmann, presidente do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Debatedor:
Cláudio Leopoldo Salm, professor da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24/11– 19h
“Crise atual, perspectivas do mercado e das relações de trabalho e os desafios do sindicalismo no Brasil”
Análise da natureza da crise e suas implicações no emprego, nas relações de trabalho, identificando quem são os perdedores e ganhadores do atual processo em curso.
Palestrante:
José Ricardo Barbosa Gonçalves, professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do CESIT – Centro de Estudo Sindicais e Economia do Trabalho.

Debatedores:
Clemente Ganz Lucio, diretor técnico do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos.
Anselmo Santos, economista e pesquisador do CESIT – Centro de Estudo Sindicais e Economia do Trabalho.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!