A Toscana da Croácia

É durante o outono, prolongando-se até o final do ano que a Ístria, região conhecida como “a Toscana da Croácia” por sua excepcional gastronomia, vinhos e azeites, atrai apaixonados por para a caça à trufa branca e o bosque de Motovun “Motovunska šuma”, aos pés da muralha da cidade de mesmo nome é o habitat natural da Tuber magnatum, iguaria cujo preço pode alcançar três mil Euros por quilo.

Para festejar a temporada, um calendário de atividades anima diversas cidades da Istria começando dia 29 de setembro com a abertura do Festival das Trufas em Motovun com exposição, vendas promocionais e degustação de produtos feitos com trufas, tudo combinado com prova de vinhos da região e show de culinária com preparação de pratos com trufas.

De 5 a 7 de outubro, em Livade, acontece a Tuberfest com exposição de trufas brancas, leilão de trufas e demonstração de caça às trufas. As comemorações e festas com demonstrações culinárias,sempre com caça às trufas e leilões acontecem durante todos os fins de semana de outubro e também dias 3 e 4 de novembro em Sovinjak e Buzet, também na Ìstria.

A caça às trufas é feita com o auxílio de cães farejadores, especialmente treinados para achar as delícias escondidas nos bosques. Existem pacotes montados especialmente para caçar trufas e podem variar de um a quatro dias de duração.O turista caminha junto com o caçador de trufas e seu cachorro assistindo à especial performance dos cães farejadores. Durante a caminhada, paradas estratégicas para degustar (e comprar) outras delícias da região como os salames, queijos e azeite trufado. Esses tours, na região da Istria, em busca da trufa branca acontecem até o final de dezembro.

Para saber mais, acesse http://www.istria-gourmet.com/en/experiences/istrian_truffle/truffles_days

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta