Adeus, dores crônicas

Embora não existam dados oficiais que englobem todas as regiões do país, as dores crônicas – principalmente na região lombar – são o principal motivo das queixas de cerca de 80 % da população na idade adulta, prejudicando a qualidade de vida e causando transtornos físicos incapacitantes.
Com base nesses dados, o fisioterapeuta atuante em Campinas, Humberto Akira Takashi, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, iniciou em 2001 um estudo aprofundado sobre o assunto e desenvolveu a técnica pioneira HAT-IPTM (Integração Postural por Terapia Manual), que corrige ou minimiza os desvios de coluna e dos membros periféricos (superiores e inferiores) aliviando as crises de dor com eficiência.
A técnica é pioneira no Brasil e também a primeira a ser validada em uma dissertação de mestrado pela Unicamp, apresentando resultados efetivos e duradouros no tratamento do desvio do retropé valgo, quando existe o tornozelo voltado “para dentro” ou pisada pronada. O realinhamento deste desvio gera a diminuição na sobrecarga exercida sobre os pés, prevenindo assim, possíveis dores, que podem se difundir por diferentes regiões do corpo.
Para entender como o tratamento funciona, é importante saber que todos os desvios posturais apresentam um padrão, possuindo uma curvatura acentuada, com parte da musculatura alongada ou convexa, e outra parte, encurtada ou côncava.
Através de estudo prévio da anatomia local, Humberto Akira Takashi, consegue aplicar a técnica HAT-IPTM, corrigindo ou minimizando esses desvios, utilizando a regra biomecânica convexo-conexo, que utiliza o padrão descrito acima, atuando de maneira localizada, diferente das técnicas mais populares no país, como o RPG ou o Pilates, que trabalham o corpo e o problema como um todo, sem concentrar esforços em uma determinada área.
Para auxiliar no tratamento, o fisioterapeuta utiliza artefato de forma abaulada com apoio retilíneo, sendo a parte abaulada o lado convexo, que fica diretamente em contato com a parte convexa do desvio postural, resultando no realinhamento ou fortalecimento da região em tratamento e resultados efetivos em apenas algumas sessões.

A Pesquisa
Para comprovar a sua teoria sobre a correção de desvios através da regra biomecânica convexo-convexo, Humberto colocou a técnica desenvolvida em teste durante quatro semanas, utilizando 60 voluntários de ambos os sexos, com idade entre 18 e 25 anos, todos militares de Campinas, que apresentavam desvio na região do tornozelo voltado para dentro (retropé valgo) em um dos pés.
Durante quatro semanas, metade do grupo foi submetida a sessões de Reeducação Postural Global (RPG) e a outra metade, à de HAT-IPTM.  Após análise dos resultados iniciais, os dois grupos apresentaram resultados semelhantes no que diz respeito à correção do desvio.

Para obtenção do resultado final, houve a interrupção dos dois tratamentos por mais quatro semanas e, durante a reanálise, foi constatado que a manutenção dos resultados obtidos nos voluntários que se submeteram ao tratamento com HAT-IPTM foram mais eficazes em relação aos voluntários que foram submetidos ao RPG.
Como base para o experimento, foi utilizado um equipamento chamado baropodômetro, um tipo de balança que divide o corpo em duas partes, esquerda e direita, que identifica as pressões exercidas sob o retropé em posição de equilíbrio estático ou “corpo parado”, oferecendo os parâmetros utilizados para aplicação do trabalho científico do fisioterapeuta. 
Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!