Adeus, excessos!

Após os excessos nas ceias de Natal e Ano Novo, a primeira semana do ano pede uma alimentação balanceada para equilibrar o funcionamento do organismo. É fundamental retornar aos hábitos saudáveis do dia a dia e preparar um cardápio com alimentos funcionais que repõem os nutrientes essenciais do corpo.
“Caldos leves, sucos digestivos, por exemplo, abacaxi com hortelã, chás e alimentos desintoxicantes, como gengibre e folhas verdes escuras, também auxiliam na recuperação”, orienta a nutricionista de uma rede de hortifruti, Salucha Dainez.

Confira as cinco dicas da profissional para começar bem o ano:

Hidrate-se
“beba bastante água, ela é essencial para o funcionamento dos rins, que filtram o sangue e eliminam resíduos desnecessários e tóxicos ao organismo. A quantidade ideal varia, mas, em média, de 30 a 35 ml por quilo de peso por dia. A água de coco, isotônico natural, também é uma ótima opção. Nesse caso, deve-se consumir até 400 ml por dia.”

Aposte nas frutas diuréticas
“as frutas ricas em água são poderosas aliadas para aliviar o inchaço. Abacaxi, melancia, melão, entre outras podem ser saboreadas ao natural ou usadas no preparado de sucos.”

Consuma alimentos leves
“cereais integrais, frutas, verduras e legumes são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras, que ajudam a regular a função intestinal e eliminar toxinas. Dê preferência a carnes magras, como frango e peixe.”

Evite os industrializados
“alimentos embutidos, que contém aditivos, alto teor de açúcar, sódio e gorduras podem irritar o sistema digestivo, prejudicam o bom funcionamento do intestinal e a imunidade. Além disso, o sódio em excesso aumenta retenção de líquido, que dá a sensação de inchaço.”

Mexa-se
“pratique atividades físicas leves para ir voltando aos poucos a rotina de exercícios físicos. Eles facilitam a eliminação de toxinas e ainda previnem o excesso de peso, melhoram a oxigenação e a circulação sanguínea.”

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta