Álcool gel

O alerta da pandemia de coronavírus causou a escassez do álcool em gel no mercado. Em muitos países, as prateleiras das farmácias e de redes de supermercados ficaram vazias. E, quando são encontrados, muitas vezes estão com preço mais alto que o normal.

Esse cenário levou à circulação na internet de um grande número de "receitas" caseiras desse produto. A ideia pode dar uma sensação de tranquilidade, mas o fato é que produzir álcool em gel em sua casa pode ser perigoso. "O principal perigo é que não fazemos corretamente ou seguimos uma receita com eficácia duvidosa", afirmou o dermatologista Antonio Clemente Ruíz de Almirón, porta-voz da Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia.

Organizações sanitárias como os Centros de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos enfatizam que, para ser desinfetante, o gel deve conter uma concentração de pelo menos 60% de álcool. Ruíz de Almirón ressalta que, se queremos usar álcool em gel, devemos procurar aqueles que já foram aprovados pelas agências reguladoras.

Para quem não está conseguindo comprar o produto, a orientação do dermatologista é que a melhor maneira de se proteger contra o coronavírus é lavar as mãos com água e sabão com frequência, por pelo menos 20 segundos. O uso de álcool em gel, diz ele, só deve ser uma opção quando sabão e água não estiverem disponíveis.

"Uma das características do coronavírus é que é um vírus que possui uma camada lipídica e, portanto, é relativamente sensível aos desinfetantes comuns", afirma Clemente. "Então, basta lavar as mãos com água e sabão."

A eficácia da lavagem das mãos contra o coronavírus é cientificamente comprovada e não é necessário o uso de desinfetantes ou receitas caseiras. De acordo com os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos são cinco passos para uma boa lavagem das mãos:

1 – Molhe as mãos com água corrente limpa (quente ou fria), feche a torneira e ensaboe as mãos;

2 – Esfregue as mãos com sabão até espumar. Esfregue a espuma nas costas das mãos, entre os dedos e debaixo das unhas;

3 – Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos;

4 – Enxague bem as mãos com água corrente limpa;

5 – Seque-as com uma toalha limpa.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta