Aliados do emagrecimento

O ganho de peso é uma consequência comum durante as estações mais frias do ano, uma vez que as baixas temperaturas não só causam aumento do apetite, como contribuem para a falta de disposição para praticar atividades físicas. Segundo Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-estar, é preciso manter uma dieta saudável principalmente nesses períodos. “Assim, minha dica é consumir alimentos verdadeiros, ou seja, que estão alinhados com o funcionamento normal dos hormônios do corpo e do metabolismo, além de cortar carboidratos refinados e processados”, orienta.
O especialista ressalta que é possível até mesmo perder peso, ao invés de ganhar, durante o outono e inverno, pois o grande segredo do emagrecimento está no consumo de opções capazes de promover o funcionamento normal metabólico e hormonal. “Dessa forma, é importante dar preferência, por exemplo, a alimentos que auxiliam a regular os índices de insulina, hormônio que regula o armazenamento de gordura”, explica. Entre eles, Polesso destaca:  
– Couve-flor: além de rico em nutrientes, este legume pode substituir opções cheias de carboidratos densos e de rápida absorção;
– Atum: entre as carnes e peixes disponíveis, o atum é um exemplo prático e nutritivo que ajuda o organismo a regular a insulina e, por consequência, queimar gordura;
– Chá: todos os tipos são ótimos aceleradores e podem substituir bebidas adoçadas e/ou artificiais, que promovem o ganho de peso. Além disso, Polesso destaca que os chás ajudam a controlar a vontade de comer doces;
– Ovos: ricos em proteínas e gordura de alta qualidade, são ótimos reguladores de insulina;
– Morango: é uma das opções de fruta que contribuem para o emagrecimento, ao lado do abacate, limão, cranberry, mirtilos e coco.

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