Alimentação infantil

Apesar do que muitos pensam, dar suco de frutas para as crianças no primeiro ano de vida não é uma atitude tão saudável. Muitos pediatras estão aconselhando a deixar esta opção de lado neste período. “Antes, a Academia Americana de Pediatria recomendava que se evitassem 100% a bebida para bebês menores de seis meses. Mas, neste ano, a entidade endureceu sua posição, recomendando que ela seja banida inteiramente da dieta durante o primeiro ano. A preocupação é que o suco não oferece benefícios nutricionais no início da vida e pode tomar o lugar de alimentos que os pequenos realmente precisam, entre eles, o leite materno e suas proteínas, gorduras e minerais”, afirma o pediatra Moises Chencinski.
As novas recomendações podem surpreender os pais que pensavam que o suco de fruta é nutricionalmente equivalente ao próprio fruto. “Mas a fruta inteira normalmente tem mais fibra e é menos provável que cause deterioração dentária, além de promover a ingestão de menos açúcar puro”, explica o médico.
Apesar de não haver uma ligação convincente entre a obesidade e as crianças que ingerem quantidades modestas da bebida, as novas diretrizes também defendem que ela não tem papel essencial em dietas saudáveis ​​e equilibradas de crianças. Outra preocupação, apontada no documento, é que o suco pode ser um tipo de porta de entrada para o consumo de outras opções açucaradas, como refrigerantes. “Assim, a recomendação é para o consumo de frutas frescas, in natura, e o consumo de água para hidratação, criando um hábito saudável desde cedo”, conclui o pediatra.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!