Ambientes fechados

Existem espécies de plantas que, por exigirem poucos cuidados e apresentarem maior resistência, são ideais para serem cultivadas dentro de casa e, de quebra, decorar os ambientes internos e deixá-los com um toque natural e aconchegante. Basta colocá-las em lugares com a iluminação correta e longe de agentes prejudiciais, além de, claro, regá-las no tempo certo.

Confira algumas dessas espécies "caseiras" e saiba como mantê-las saudáveis:

Cróton
As folhas coloridas, grandes e brilhantes desta espécie chamam a atenção e podem decorar os ambientes interiores da casa. Porém, esta folhagem exuberante só será mantida se ela receber sol direto. Outro alerta é que o cróton não se adapta a locais com ar condicionado e é recomendado utilizar luvas ao manipular suas folhas, pois sua seiva pode provocar irritações na pele. 

Orquídea
É comum encontrar esta planta dentro de casa pois pede poucos cuidados. Deve sercultivada à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. Também vale a pena substituir os vasos de plástico pelos de barro, pois são porosos e drenam melhor a água. 

Palmeira-leque
Ótima para cultivo em vaso por conta de seu crescimento lento, esta espécie necessita de ambientes amplos e bem iluminados. Para mantê-la saudável, deve-se remover as folhas velhas e secas, adubá-la durante o verão e protegê-la de ventos fortes e ar-condicionado. Suas folhas grandes, plissadas e com margem dentada em tom de verde brilhante tornam-se o grande destaque dos ambientes em que estão instaladas. 

Samambaia
Para aproveitar suas folhas longas e pendentes, que costumam formar touceiras volumosas, é recomendado plantá-la em vasos suspensos ou em um local alto. Esta planta deve ser mantida a meia-sombra ou recebendo iluminação difusa e longe de lugares que recebem muito vento, pois este caba queimando as folhas mais jovens.

Suculentas
Esta espécie é fácil de cuidar, pois possui características que permitem o armazenamento de água durante períodos prolongados e costuma dar sinais do que precisa. Se as folhas começarem a murchar, significa que ela necessita de mais água e se as folhas da base começarem a apodrecer, de menos. O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diárias de sol para que elas sobrevivam com saúde.

Iuca
A espécie, que apresenta aspecto escultural com suas folhas longas e pontiagudas, adapta-se bem ao ambiente interno se envasada ainda jovem, bastando posicioná-la em um local com bastante claridade e ventilação. É importante evitar o excesso de água, que provoca o apodrecimento das raízes.

Árvore-da-felicidade
Acredita-se que esta planta de folhas pequenas, delicadas e de cor verde-escura traz harmonia e sorte se o proprietário a recebe de presente. Ela aceita sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, mas ficará mais viçosa e cheia em áreas bem iluminadas. Porém, não tolera fumaça de cigarros, ar condicionado ou vento em excesso.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta