Ano Novo, saúde nova

Please select a featured image for your post

Para começar o ano novo cuidando da saúde, a Secretaria de Estado da Saúde indica alguns alimentos que podem ajudar na dieta para evitar o aparecimento de rugas e o mau funcionamento do corpo.

Ingerir alimentos ricos em vitaminas A, C e E pode ajudar a combater o envelhecimento, com a eliminação dos radicais livres, que danificam células saudáveis do organismo.

“Os alimentos antioxidantes contêm substâncias capazes de inibir a oxidação, protegendo, desta forma, os sistemas biológicos dos efeitos nocivos que levam à oxidação de macromoléculas ou estruturas celulares”, afirma a Nutricionista Coordenadora do Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Cristiane Kovacs.

Entre os alimentos antioxidantes que contêm a vitamina A estão: a cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, brócolis, vegetais folhosos verde-escuro; que contêm a vitamina E: óleos vegetais (germe de trigo, girassol, soja, etc.), ovos, abacate e brócolis; que contêm vitamina C: frutas cítricas (laranja, limão), morango, kiwi, mamão papaia, acerola, pimentas vermelhas, brócolis e couve-de-bruxelas.

Esses alimentos colaboram para evitar disfunções neurológicas, para prevenir o câncer e podem agir como antinflamatório. Mas como tudo em excesso faz mal, a ingestão dessas vitaminas devem ser controladas, para evitar a hipervitaminose. Por isso, consultar um nutricionista é recomendável para que se identifique as condições do organismo de cada um. Veja abaixo um cardápio rico em alimentos antioxidantes:

Opção de refeição

CAFÉ DA MANHÃ
Leite desnatado
Pão Integral
Creme vegetal rico em fitosterol
Goiaba
Granola

LANCHE DA MANHÃ
Mamão
Farelo de aveia

ALMOÇO / JANTAR
Alface
Cenoura cozida
Tomate
Azeite de Oliva
Arroz
Feijão
Sardinha grelhada
Legumes refogados
Óleo de canola para cozer os alimentos
Manga
Suco de cajú

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!