Aprenda a dizer não

Dizer “não” a um pedido é, provavelmente, uma das maiores dificuldades das pessoas. Mesmo com a agenda lotada de coisas para fazer, é muito comum que se continue aceitando fazer favores aos outros. Contudo, segundo Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade, pensamentos como “não vão me perdoar se eu faltar nesse evento” e “vai ficar um clima chato se eu não fizer isso” são verdadeiros ladrões de tempo, levando, muitas vezes, a sobrecarga de responsabilidades e estresse.
“Se você está nessa situação, a primeira coisa que precisa ter é coragem para tirar da sua agenda tudo o que te atrapalha e não faz o menor sentido para você”, aconselha Christian. É claro que não dá para dizer “não” para tudo, mas é necessário negociar prioridades, prazos e maneiras de executar algumas tarefas.
Segundo o especialista, outro motivo que leva as pessoas a dizerem “sim” é o grande volume de coisas que têm na cabeça. Muitas vezes, possuem várias ideias, compromissos e planos, mas não sabem o que realmente é importante para elas. “Agora, se você tem metas e planos bem estabelecidos, então já tem a lista do ‘sim’ com as coisas que são relevantes para a sua vida. Dessa forma, fica mais fácil saber o que você pode ou não recusar”, ressalta Christian.
O especialista conta qual o seu ritual para negar algo que não está no seu campo de atuação ou mesmo que não tem tempo hábil para desenvolver: “Primeiro, agradeço o convite ou a proposta; em seguida, mostro que entendi o que a pessoa me pediu e o quanto isso é importante para ela; e, finalmente, nego de forma respeitosa, dizendo algo como ‘embora essa atividade seja muito interessante, não tenho tempo hábil para executá-la com a atenção que gostaria’. Quando se trata de uma questão profissional, ainda costumo indicar alguém de minha confiança para ajudar ou ofereço alguma alternativa. Assim, respeito o meu tempo, a necessidade do outro e resolvo a situação”, relata.
Para finalizar, Christian ressalta uma dica fundamental: “Não perca o seu sono por desagradar muita gente com os seus ´nãos´. Entenda que é impossível agradar a todos e que o mais importante é garantir o seu bem-estar”, conclui. 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!