Aprendizado lúdico

A música é uma linguagem universal, usada para a comunicação, inspiração, educação e entretenimento, além de ter grande capacidade de melhorar o humor de adultos e crianças. Além disso, de acordo com a coordenadora pedagógica Amanda Cunha, as melodias podem ser grande instrumento no processo de aprendizagem infantil. “As crianças aprendem dessa forma desde muito cedo, seja em canções de ninar, seja para brincar. Este método é muito efetivo, pois estimula a função cognitiva, a emoção e audição dos pequenos”, garante.
Amanda explica que as músicas são uma fonte divertida de prática por repetição, porque as crianças cantam o refrão várias vezes, o que as leva a assimilar a linguagem, assim como a pronúncia. E afirma que esse recurso é largamente utilizado, principalmente, com as mais novas, uma vez que os pequenos ainda não possuem o domínio da escrita e precisam recorrer à memorização. “A música auxilia nesse processo e pode ser utilizada para criar um ambiente acolhedor para o aprendizado e para desenvolver a compreensão auditiva”, ressalta.
Conforme as crianças crescem, esta ferramenta serve de material para discussão, expansão do vocabulário e ampliação do conhecimento cultural. “O interessante é que os alunos acompanhem a canção com a letra, ou seja, ouçam e leiam ao mesmo tempo, em uma forma divertida e eficaz de associar a forma escrita e a pronúncia”, aconselha a especialista. 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!