Assembleia Plenária

Está sendo realizada na cidade do Rio de Janeiro a 40ª Assembleia Plenária da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA), órgão ligado as Organizações das Nações Unidas. O evento, que acontece até o dia 10, é uma parceria da WFUNA, da Associação das Nações Unidas-Brasil (ANUBRA), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente da Itália, da Universidade Ibmec e da Tam.

Mais de 100 delegações do mundo inteiro devem passar pelo campus Ibmec da Barra da Tijuca até o fim do evento. O objetivo é criar uma agenda de desenvolvimento sustentável pós 2015. Em linhas gerais, serão discutidas as metas do milênio, a ajuda que pode ser dada para o seu cumprimento e para o avanço posterior a 2015, seja pela sociedade civil, pelo meio empresarial ou acadêmico.

A abertura do evento foi feita por Mario Garnero (foto), presidente da ANUBRA e pelo presidente da WFUNA, o embaixador Park Soo Gil, seguido por palestra de Corrado Clini, ministro do meio ambiente da Itália, agraciado no dia 5 de novembro com a maior comenda da Alerj, o título de cidadão do Rio de Janeiro, em cerimônia que contou com a presença de Gherardo La Francesca, embaixador da Itália no Brasil.

Para o diretor geral do Ibmec/RJ, Fernando Schüler, a comunidade acadêmica pode oferecer uma contribuição para o debate. "Além de estarmos abrindo nossas portas para o evento, também vamos participar ativamente do congresso, com professores debatendo temas importantes a respeito do desenvolvimento da sociedade com autoridades de todo mundo", afirma Schüler.

Mario Garnero é um dos maiores incentivadores desse tipo de discussão: "O debate é a base da diplomacia, o início do entendimento. A troca de experiências e ideias é fundamental para solução de qualquer problema. Por isso que acredito que um evento como a Assembleia da WFUNA não só é importante, como também é exemplar."

 

 

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta