Atenção redobrada

Quando se adquire um novo cachorro, é necessário se atentar aos cuidados e necessidades especiais exigidos pelos filhotes. Entretanto, um assunto pouco abordado, mas imprescindível no cuidado dos pequenos é a alimentação.
A médica veterinária Tatiane Pimpinati, ressalta a importância de se consultar um profissional para receber as orientações necessárias. "Quando se adquire um filhote a primeira conduta a ser realizada é passar por uma consulta veterinária, dessa forma o profissional conseguirá avaliar e indicar a melhor nutrição para aquele animal, levando em consideração as características anatômicas, idade e as necessidades nutricionais individuais para aquele momento, pensando em raça e porte" explica a profissional.
É importante ressaltar que o período de amamentação do filhote é imprescindível, pois é nesse momento em que a mãe passa anticorpos ao filhote. "Caso a ninhada seja muito grande, nem todos os animais se alimentam adequadamente, então é necessário intervir e fazer um rodízio de mamas, ou, em casos extremos, introduzir substitutos ao leite materno, já existentes no mercado pet", comenta Tatiane. No entanto, esse substituto não possui os anticorpos fornecidos pela mãe, então devem ser utilizados apenas sob recomendação de um médico veterinário.
O período de desmame dos filhotes, que diz respeito à transição entre o leite materno e a ração seca, deve ser administrado com cuidado, de forma gradual, assim como se faz com crianças, sem forçar o animal.
Os dentes aparecem a partir dos 30 dias de vida, que é o momento ideal para se iniciar a transição. Neste momento, os dentes do filhote começarão a incomodar a mãe, é nessa hora que se inicia o processo de desmame.
"Nesse período de transição recomenda-se oferecer alimento pastoso, e gradualmente introduzir a ração seca", afirma a veterinária. A diferença entre a papinha oferecida no mercado para as rações de filhotes é basicamente a consistência, sendo que os nutrientes permanecem os mesmos necessários para o desenvolvimento saudável do filhote. Assim, após o desmame, o recomendado é oferecer os alimentos especiais até que os dentes estejam firmes e o animal possa, gradualmente, começar a consumir ração seca. Após a transição, ele poderá ser alimentado normalmente com ração para filhotes.

    

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!