Benefícios da música

Além de ser uma ótima forma de entretenimento, a música pode ser fonte de diversos benefícios para a saúde. A musicoterapia já é utilizada há anos e mostra ótimos resultados nos tratamentos, tanto para os adultos, como para crianças e bebês, mesmo que na barriga das mães.
A eficácia dos sons em nossa saúde mental e corporal dá-se devido ao fato da música conseguir ativar o centro de prazer do cérebro, assim como o chocolate, por exemplo. Ela libera dopamina, que causa a sensação de bem-estar e, por isso, tem sido tão utilizada pelos médicos, terapeutas e preparadores físicos como tratamento de diversos problemas.
Entre os benefícios que ela nos proporciona, podemos destacar também os seguintes:
Induz ao movimento, pois nascemos com propensão à seguir ritmos, auxiliando assim na dança e exercício físicos; fortalece a memória, pois estimula novas conexões cerebrais; melhora a comunicação, pois induz a uma forma diferenciada de organizar as ideias; ameniza a dor, pois ao cantar a pessoa tira o foco central da dor, voltando-a para compreensão dos ritmos e palavras; promove o autoconhecimento, pois possibilita que a pessoa fique mais atenta aos sentimentos e emoções despertos com os sons; e até mesmo facilita a criação de vínculos entre as pessoas, como por exemplo no caso da mãe com o bebê, que ao ouvir a música cantada pela mãe, cria uma relação entre ambos e aumenta a capacidade de memorização.
É importante perceber também que as variações de ritmos, timbres, altura e sequência das notas interferem diretamente nas sensações e portanto nas reações emocionais e corporais que teremos.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!