BMW 640 Grand Coupé

por Antônio Fraga
 
Um dos carros mais desejados em todo o mundo chega ao mercado brasileiro ainda mais elegante. Luxuoso, o BMW 640 Grand Coupé é daqueles modelos que jamais vão passar despercebidos. Destinado a consumidores de uma categoria premium, esse verdadeiro sonho de consumo tem sua esportividade evidenciada na linha 2015.
O Grand Coupé tem como alvo o Mercedes-Benz CLS, que na nova geração ficou mais comportado e sisudo, o Audi A7 Sportback e até o Porsche Panamera, na sua versão de entrada.  Apesar de usar a plataforma do Série 5 sedan, o modelo é maior e tem apenas 6 centímetros a menos que o grandão Série 7. Em relação aos concorrentes, o 640 Grand Coupé é maior.
A série 6 Coupé nasceu em 2003, mas tem como histórico os famosos CSS do início dos anos 1970, que vinham com as tradicionais faixas da preparação “Motorsport”, vermelha, branca e azul.
A motorização é um seis cilindros em linha, de três litros, turbo, injeção direta de combustível e um sistema de abertura variável das válvulas, que desenvolve 320 cavalos de potência máxima. Esse propulsor, associado ao câmbio de oito velocidades com diversas possibilidades de uso – de econômico até esportivo -, faz este sedan chegar aos 250 km/h (velocidade limitada por um acordo de cavalheiros entres as fábricas de luxo na Alemanha. Sem essa limitação, passaria fácil dos 300 km/h) e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
Ou seja, o sortudo do condutor de um Grand Coupé não pode reclamar de desempenho, ainda mais se levando em conta que o carro tem cinco metros de comprimento e 1.750 quilos de peso.
Um dado interessante e de grande importância é que o torque máximo, de 450 Nm, já está disponível a partir de 1.300 rotações por minuto. A tração é traseira. Porém, o mais gostoso, além do excelente desempenho, é o ronco grosso, que “embebeda” qualquer apaixonado por bons carros esportivos e motorizações especiais.
Para ficar ainda mais clara a escolha da marca alemã pela esportividade do modelo, as rodas de liga leve são de 19 polegadas, exclusivas para o modelo, e que deixam à mostra os enormes discos e pinças de freios.
 
Interior
Por ser um esportivo familiar, que acomoda bem quatro passageiros, obviamente o acesso ao banco traseiro, por conta das suas duas únicas portas, não é uma tarefa das mais fáceis. É necessário um certo contorcionismo, mas depois de entrar, também não há do que se queixar.
O luxo e o conforto estão muito presentes no 640 Grand Coupé. Por sinal, são características da marca. Para começar, as portas contam com o sistema “soft closing”, que complementa o fechamento da porta de maneira suave, não permitindo batidas bruscas.
Os bancos dianteiros com regulagem eletrônica e memória são envolventes e muito confortáveis. Atrás, duas pessoas andam em estado de excelência. O volante, como também é tradicional da marca, tem tamanho, empunhadura e forração corretas. Vale ressaltar que existem três hipóteses de cores no couro Dakota: preto, marrom ou branco.
Como não podia deixar de ser num carro dessa categoria, a eletrônica embarcada é um show à parte. No BMW 640 Grand Coupé, além de toda a parafernália de segurança, a conectividade é especial: BMW Line, BMW Apps e Bluetooth Audio Streaming, além de 20GB em um disco interno do próprio automóvel, para reunir milhares de músicas. O som é nada mais que um Harman Kardon.
O ar condicionado digital permite que cada um dos passageiros opte pela sua temperatura preferida, conforto muito bem-vindo.
O 640 Grand Coupé também conta com o sistema Head Up Display, que projeta no para-brisas, diante do motorista, diversas informações importantes, como velocidade, rotações do motor e estilo de condução escolhido. Com isso, o motorista não precisa desviar a atenção da estrada para ter essas informações.
E como mordomia é o que não falta nesse carro, o modelo conta com o sistema que faz o estacionamento automático, auxiliado por câmeras de 360º. No Brasil, o BMW 640 Gran Coupé custa R$ 369.950,00.

Nos próximos meses chegará ao mercado europeu a versão 650 com motor V8 com dois turbos e muito mais tecnologia. Mas essa só deve chegar ao mercado nacional no final deste ano. Vale aguardar!  

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!