Café Filosófico

A adolescência em diversos períodos da história é tema do Café Filosófico CPFL desta semana. O assunto será abordado pelo especialista Ivan Capelatto, psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias. A gravação do programa acontece na próxima sexta-feira, 24, a partir das 19h, com entrada aberta ao público e transmissão online pelo site cpflcultura.com.br
“A adolescência é, dos períodos do desenvolvimento do ser humano, o mais mutante e mais variável na vitrine dos séculos”, afirma o especialista. Segundo ele, “no início do século 19 não tínhamos, de maneira psicológica, uma adolescência: as crianças saiam de sua dura e privada infância e entravam numa escalada de vida adulta, muitas vezes já aliada ao trabalho, na própria ‘coisa’ da família, seja um negócio comercial, um negócio agrário, ou iam para negócios de outros, como empregados vitalícios. Poucos continuavam estudos ou se aventuravam em negócios próprios”.

No fim do século 19 e meados do século 20, “o horror das guerras e o terror das crises econômicas encontram um pequeno adolescente aparecendo, seja para o grito de independência no sentido de se libertar do adulto antecipado, seja para não se tornar esse adulto; mais tarde, surge um adolescente medroso, angustiado, já nos anos 50, 60, temendo não se encontrar no adulto como um ser livre, feliz”.

Os demais períodos serão pontuados por Capelatto que irá, ainda, fazer uma análise do adolescente do futuro.

Serviço
Café Filosófico CPFL – Adolescentes: ontem, hoje e amanhã
CPFL Cultura – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 –
Chácara Primavera, Campinas/SP
Dia 24/08, sexta-feira, às 19h
Informações pelo telefone (19) 3756-8000 

 

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!