Campinas Decor 2010

De 30 de abril a 13 de junho acontece a edição 2010 da Campinas Decor, mostra de arquitetura, decoração e paisagismo, nas dependências do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Com investimentos de R$ 8 milhões, a mostra une o novo e antigo ao recuperar um importante patrimônio histórico da cidade e ainda mostrar tudo o que há de mais moderno no setor. A expectativa para este ano é receber um público de 34 mil pessoas.

A edição comemorativa de 15 anos conta com dez mil metros quadrados, sendo dois mil de área construída e oito mil de paisagismo. O cenário é composto pela Antiga Casa do Diretor do IAC, tombada pelo Patrimônio Histórico; pelo Prédio de Fisiologia; três estudas, uma delas tombada pelo Patrimônio Histórico; e ainda pelo jardim botânico do instituto. São 68 ambientes internos e externos projetados por 106 renomados profissionais de Campinas, Americana, Engenheiro Coelho, Jundiaí, Mogi Mirim, Paulínia, Salto, Sumaré e Valinhos.

Para a mostra, foram realizadas obras de revisão elétrica, hidráulica, de telhados e calhas, madeiramento de portas e janelas. Foi realizado ainda o restauro da fachada da Casa do Diretor e da estufa principal. A mostra gerou 1.400 empregos durante a fase de preparação e 100 vagas durante seu funcionamento.

“Essas experiências são ainda mais gratificantes, pois além da mostra em si, conseguimos revitalizar patrimônios públicos e históricos para benefício da comunidade. Enxergamos essa parceria como um grande reconhecimento ao trabalho realizado durante esses 15 anos”, afirmam as organizadoras Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso.

A sustentabilidade é um dos pontos fortes da Campinas Decor, sendo um aspecto muito focado pelos profissionais na composição de seus ambientes. “Há anos a organização do evento tem focado nesse aspecto e hoje se vê que a preocupação com a preservação do meio ambiente permeia o trabalho da grande maioria dos profissionais do setor. Para se ter uma idéia, há um espaço que não consome mais do que 100 watts no total, graças ao uso de LEDs”, afirma Stella.

Como nas outras edições, a organização destinou três espaços para novos talentos, profissionais que estão no início da carreira (formados há no máximo dois anos) e possuem um grande potencial criador.

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.