Campinas Decor

“É sempre bom voltar para casa”. Com esse slogan, a Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, comemora seus 18 anos de sucesso em uma edição histórica e memorável. De 26 de abril a 9 de junho, um imponente casarão instalado em meio ao agito do Taquaral, terá seus amplos ambientes e jardins transformados em vitrine para mostrar ao público as principais novidades, lançamentos e tendências do setor, apresentadas por um time de 77 dos mais renomados profissionais de Campinas e região.

Esse cenário urbano, que durante quase 30 anos foi a morada de uma família, oferecerá aos cerca de 35 mil visitantes esperados pela organização da Campinas Decor um passeio que também inclui a oferta de serviços como bar, restaurante e café, tornando a mostra uma opção de lazer imperdível para toda a família.

São 1,5 mil metros quadrados de área construída e 2,5 mil metros quadrados de área livre, divididos em 48 ambientes internos e externos, como biblioteca, adega, loft, estúdio, home cinema, espaço gourmet, brinquedoteca, salas e suítes e ainda uma ala corporativa, com escritórios. Isso sem falar nos jardins, varandas e na piscina, totalmente repaginada.

Foram investidos R$ 6 milhões na preparação da mostra, divididos entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. Durante dois meses de trabalho, os arquitetos, decoradores e paisagistas imprimiram nos espaços o que há de mais moderno em tecnologia de automação residencial, luminotécnica, mobiliário, equipamentos de som e imagem, pisos, revestimentos, pinturas e paisagismo.

Também aproveitaram a ampla área livre para erguer edificações e expressar seus estilos arquitetônicos, utilizando os mais variados e modernos sistemas construtivos disponíveis atualmente no mercado.

“Depois de quatro anos recuperando prédios do patrimônio público e de uma edição realizada em uma fazenda, retornamos a uma casa dentro da cidade que inspirou os profissionais participantes e gerou uma das mais belas mostras da história da Campinas Decor”, afirma a empresária Stella Pastana Tozo, uma das organizadoras do evento.

Sua sócia, Sueli Cardoso, acredita que as pessoas irão se surpreender com o resultado obtido. “Estamos muito felizes de poder apresentar uma mostra com espaços tão harmoniosos, criativos e inusitados em nossa 18ª edição, que marca a maioridade da Campinas Decor. Os visitantes terão muitas coisas diferentes para apreciar”, afirma a empresária.

Elas ressaltam que o fato de a mostra acontecer em uma residência permite explorar uma das características essenciais de uma mostra de decoração, que é decorar uma casa de verdade, se aproximando cada vez mais do que o público deseja ver.
A imponência e amplitude da casa inspiraram os profissionais a investir no requinte e sofisticação, que são características marcantes desta edição. O luxo aparece em lustres contemporâneos ou de época, nos mais variados estilos, mármores ainda inéditos no mercado nacional e obras de arte de artistas brasileiros e estrangeiros.

Os revestimentos são os mais variados. Papéis de parede aparecem com predominância, nas mais diversas texturas e estampas, incluindo padronagens “animale”, a exemplo do que vigora na moda atual. Mas também há lugar para paredes cobertas por tecidos nobres, materiais cimentícios e muitos painéis amadeirados. Cores fortes, nos mais variados tons, também são notadas, assim como o dourado, que se faz presente em muitos ambientes. Outra constante é a sustentabilidade, que se mostra das mais diversas formas, como a ampla utilização de madeira de manejo e pisos vinílicos ou cimentícios.

A História da Família

A Campinas Decor 2013 trouxe uma novidade em relação à “história da família”, que, em todas as edições, é criada pela organização para nortear o trabalho dos profissionais.

“Este ano, demos ainda mais liberdade para os profissionais criarem seus espaços. Ao invés de definirmos os hábitos e hobbies dos moradores fictícios da casa, delimitamos apenas o sexo e a idade do morador e, a partir daí, os expositores foram moldando os personagens conforme seus projetos caminhavam, escolhendo as profissões, os esportes, as preferências de cada um”, explica Stella Pastana Tozo. Somente depois desse exercício de criatividade coletiva é que a história foi delineada. Confira como ficou:

Uma família de artistas

Uma família de artistas. É muito talento reunido em um só lugar, uma casa inspiradora, acostumada a festas. Os melhores momentos, as melhores comidas e bebidas, no melhor lugar.

Marcelo é um verdadeiro publicitário, bon vivant, apreciador das melhores coisas da vida. Pai de família criativo, despertou a arte em cada um de seus filhos. Vice-presidente de criação de uma grande agência, ele tem seu espaço particular. Um loft completo, seu canto de inspiração. Ele é o perfeito homem moderno: culto, inteligente e antenado. O cinema é a sua paixão. Os clássicos filmes de Humphrey Bogart, Bette Davis e Fred Astaire são sua preferência, mas também não perde nenhuma estreia de blockbusters. Sua companhia inseparável em todos os insights é uma taça de vinho tinto. A quantidade de opções em sua adega é imensa. Apaixonado por arte, seja ela na publicidade, na cozinha ou na pintura. Provou dos melhores sabores, nos melhores restaurantes do mundo. A gastronomia é seu hobby preferido e ele tem espaço próprio para apreciar suas criações gourmet. Preocupado com a saúde, corre 8 km toda manhã, na Lagoa do Taquaral. Um homem charmoso, que chegou aos 48 anos com orgulho das mechas grisalhas e das marcas de expressão que carrega. Marcelo encontrou na publicidade seu maior amor: Elisa.

Há 22 anos, ele foi apresentar uma campanha para uma famosa marca de sapatos. Junto à equipe de marketing havia uma jovem encantadora, responsável pelo design dos modelos vendidos. Marcelo ganhou a conta e o coração da designer. Hoje, a jovem dos sapatos é sua mulher e mãe de seus filhos. O visual alternativo e provocante não mudou. Cores alegres, traços leves e muita criatividade definem uma mulher que chega muito bem aos 44 anos. Dona de uma empresa de sapatos, ela trabalha em casa. Dedica-se também ao seu mais novo hobby: pintura de quadros. Até abriu uma galeria de arte, e com a construção do escritório, ela nem precisa sair de casa para cuidar dos eventos e das exposições. Sua cabeça está em seus quadros de arte, os sapatos ficaram por conta da sua filha mais velha.

Luiza é a responsável pelo design dos sapatos. Todos os dias ela se fecha no estúdio para suas criações. A veia artística da família tomou conta dessa menina de 18 anos. Em seu primeiro ano na faculdade de Moda ela é puro luxo e estilo. Alterna o jeito meigo de menina comum com o lado mais ousado. Desde criança gosta do símbolo das caveiras e estampa isso por todo seu quarto. Sempre bem vestida, Luiza chama atenção por onde passa. Está sempre impecável, linda pele, lindo sorriso, lindo cabelo, lindo jeito de viver intensamente. É a alegria da família. Carinhosa e apaixonante, ela se dá bem com todo mundo, principalmente com sua tia Gabriela.

Gabi é irmã de Elisa. Apaixonada por arte, ela é design de interiores. Seus 30 anos trouxeram experiência. É mais reservada, tem um ar romântico e zen. Mas está sempre conectada à internet, gosta da tecnologia, do novo. Adora viajar por lugares exóticos, diz que sua fonte de inspiração é o silêncio, mas não abre mão de uma boa música. Por isso mesmo ela foge de casa aos finais de semana, não suporta as festas de Marcelo. Ela sempre corre para o seu paraíso individual: Fernando de Noronha.

Festeiro de verdade é André. Um jovem rapaz de 20 anos que estuda química na Universidade Federal de São Carlos. Suas maiores paixões são a família, o futebol e a namorada. Um namoro de quatro anos que superou a distância e eles são muito felizes. Além de inteligente, adora esporte. Sempre joga bola com seus amigos. Depois do futebol, a galera se reúne para tocar um samba. André também gosta muito de música e aprendeu a tocar vários instrumentos. Quem adora ouvir o som dele são suas irmãs mais novas.

Com apenas 4 anos, Laura e Sofia são as maiores riquezas da família. Idênticas, até no sorriso, no andar e no jeito de fazer charme quando querem alguma coisa. O olhar cativante e ingênuo das duas meninas é fruto da mistura de Marcelo e Elisa. A extravagância do pai junta-se à meiguice da mãe. Parece que as duas pequenas já nasceram querendo festa. Estão sempre animadas, seja para fazer o dever de casa, para brincar na piscina ou até mesmo para receber visitas.

Uma família unida a sua maneira. Festas, jantares e encontros à beira da piscina são frequentes. A casa já está acostumada e preparada para isso. Bem-vindo, fique à vontade na casa da família Zanetti.

Projeto “Novos talentos”

A organização da Campinas Decor reservou dois espaços da edição 2013 para o projeto “Novos Talentos”. Tradição do evento, o programa visa valorizar os profissionais que estão há pouco tempo no mercado, mas têm grande potencial criador (com até três anos de formados).

Os ambientes preparados pelos Novos Talentos nesta edição são o Quarto de Brinquedos, assinado pela dupla Julia Varon e Gustavo Sampaio, e o Escritório da Designer de Sapatos, projetado por Claudia Poltronieri e Maria Cecília Bueno.

Sobre a Campinas Decor

Criada em 1996, a Campinas Decor consolidou-se como a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior do Estado. Ao longo dos anos, tornou-se uma grande vitrine do trabalho realizado pelos expositores, além de uma oportunidade única para fornecedores e patrocinadores divulgarem sua marca e seus últimos lançamentos.

À frente da realização da Campinas Decor desde o ano de 2001, as empresárias Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso transformaram a mostra em um evento de grande visibilidade não só na região, mas também em âmbito estadual e nacional.

Em 2009, as empresárias inovaram e criaram a ExpoDecor, primeira feira do setor de construção, arquitetura e decoração da região de Campinas, que tem sua quinta edição marcada para o período de 4 a 8 de setembro deste ano.

Nos últimos anos, a Campinas Decor assumiu também amplo papel social ao realizar a mostra em bens públicos tombados pelo patrimônio histórico, oferecendo como contrapartida a recuperação desses imóveis. Foram recuperadas instalações da antiga Estação Guanabara (2008), Instituto Agronômico de Campinas (2009 e 2010, em espaços diferentes) e Estação Cultura (2011).

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!