Campinas Digital

Please select a featured image for your post

Comemorando os 236 anos da cidade, foi lançado na quinta-feira, 29 de julho, o Programa Campinas Digital, que visa oferecer conexão banda larga, gratuitamente, em pontos de interesse público da cidade. O primeiro local que oferecerá o serviço é as áreas internas e externas do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes.

Além do Centro de Convivência, os próximos pontos que integrarão o programa será o Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), o Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo e a Praça Bento Quirino, além do Paço e Biblioteca Municipais. O planejamento prevê a inclusão de um novo ponto ao programa a cada três meses.

“Campinas, com sua vocação tecnológica, não poderia considerar-se digitalmente completa sem um programa como este. Estamos dando um passo importante para descentralizar as ações administrativas, aproximando o cidadão do governo, que, em nossa cidade, já conta com uma grande parcela de serviços virtuais”, afirmou o prefeito, Hélio de Oliveira Santos.

Para ter acesso ao Campinas Digital, é necessário ter notebooks, computadores de mão ou smartphones, que sejam compatíveis com a tecnologia Wi-Fi. Com isto, é possível se conectar a serviços da Prefeitura de Campinas, através de seu Portal, e à Internet para consulta a portais de notícias, sites, redes sociais, comunicadores instantâneos, entre outros serviços disponíveis na Web.

Inicialmente, a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) disponibilizou uma conexão compartilhada de até quatro megabits por segundo. A velocidade para o usuário, no entanto, pode variar em função da quantidade de acessos simultâneos, da distância com relação às antenas, do desempenho do equipamento (notebook/smartphone) utilizado e do tipo de conteúdo que está sendo acessado.

A equipe da IMA, no entanto, está monitorando, em tempo real, a quantidade de acessos para poder adequar a estrutura ao número médio de usuários simultâneos. A população também pode contribuir neste processo, utilizando o e-mail disponível na página que dá acesso ao sistema para informar eventuais falhas que impeçam a conexão.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!