Câncer e boatos

Please select a featured image for your post

O médico, escritor e palestrante, Alessandro Loiola, traz em seu artigo “Para evitar câncer, comece pelos boatos” informações sobre uma das doenças mais temidas, o câncer.

Tirando dúvidas sobre o problema, Loiola afirma que o estilo de vida das pessoas influencia no surgimento do câncer. Leia a seguir, o artigo completo.

“Não raramente, atendo pacientes assustados após terem lido que "a radiação do telefone celular pode causar câncer no cérebro e vim aqui fazer um preventivo, né doutor?". Respiro fundo, agradeço em silêncio o valor da consulta e respondo que a fórmula para o câncer é bem mais simples que isso: ela quase sempre inclui refeições cheias de calorias temperadas com cigarro, obesidade, falta de exercícios e consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Coloque tudo em uma panela sem acompanhamento médico por 10 anos, adicione uma pitada de tomografia e sirva ainda quente na unidade de quimioterapia mais próxima.

Alguém falou em telefones celulares?
São as pequenas escolhas que você toma que farão a diferença. A maioria dos casos de câncer resulta de anos de maus-tratos ao seu próprio corpo e a última coisa que você precisa é esconder-se da verdade, acreditando em mitos e boatos que não adicionarão benefício algum à sua saúde. E será que você sabe identificar o que é mito e o que é notícia de verdade? Faça o teste abaixo e veja quantas respostas você é capaz de acertar:

O câncer e contagioso?
Não é, mas, por mais incrível que possa parecer, é comum deparar com pessoas que evitam ter contato com familiares que estão sofrendo de câncer. Abraçar uma pessoa com câncer não fará você pegar a doença, mas é provável que a pessoa abraçada pegue seu carinho.

Comer churrasco aumenta o risco para câncer?
Substâncias presentes na carne de churrasco parecem aumentar o risco de câncer, mas as evidências não são conclusivas. De qualquer forma, é prudente reduzir o consumo de carne feita na brasa. Mas atenção: se você faz parte do meu clube e não deseja abrir mão de um bom churrasco, recomendo consumir boas quantidades de vegetais e frutas junto com a carne (ex.: brócolis, cenouras, batatas, mamão, manga). Estes alimentos reduzem a absorção das substâncias potencialmente cancerígenas.

Adoçantes causam câncer?
Em 1969, o ciclamato foi banido dos Estados Unidos acusado de aumentar o risco de câncer na bexiga. Pesquisas realizadas mais tarde não confirmaram esta suspeita, mas o mito já havia se espalhado. Atualmente, os adoçantes artificiais são considerados seguros e não estão associados a aumento do risco para câncer.

Viver em uma cidade poluída é mais arriscado que fumar um maço de cigarros por dia?
Tenho muitos pacientes fumantes que adoram dizer isso no consultório: "De que adianta parar de fumar e continuar respirando esse ar poluído, doutor?". Fique sabendo que o risco de câncer associado à poluição é 100 vezes menor que o risco trazido pelo cigarro. Largue este hábito maldito agora.

Equipamentos eletrônicos podem causar câncer?
Não causam. Boatos sobre plásticos que liberam substâncias cancerígenas quando colocados no forno de microondas também são comuns. Pura bobagem. Acorde: o problema está na qualidade do que você come. Não culpe o plástico ou o forno de microondas.

Desodorantes causam câncer na mama?
Desodorantes e antitranspirantes não causam câncer na mama. Fique à vontade para comunicar isso ao sujeito no ônibus de pé ao seu lado.

O uso regular de protegor solar diminui o risco de câncer de pele?
Sim, diminui. Se você tem a pele clara, utilize um protetor com fator acima de 15. Aplique-o pelo menos 30 minutos antes de sair de casa, renovando a aplicação a cada duas horas”.

*Dr. Alessandro Loiola é médico, escritor e palestrante. Autor de, entre outros livros, "Para Além da Juventude – Guia para uma Maturidade Saudável" (Editora Leitura). Fale com ele pelo e-mail aloiola@brpress.net 


 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta