Cardápio de inverno

À medida em que as temperaturas vão abaixando, a vontade de comer vai aumentando. Com isso, é comum muitas pessoas desistirem das dietas. Para evitar ganho excessivo de peso, o especialista em emagrecimento Rodrigo Polesso, dá algumas dicas:

Aposte nos vegetais quentes

Com o frio, muitas pessoas abandonam as saladas por opções mais quentes. Então, escolha vegetais crucíferos como couve, repolho e brócolis, que ajudam na saúde do fígado, e são responsáveis por digerir apropriadamente as gorduras e proteínas.

Opte por abacate no lugar de doce
É uma fruta rica em gordura de qualidade e pode substituir os alimentos com açúcar. Basta cortá-lo ao meio e adicionar um pouco de adoçante natural por cima.

Evite carboidratos
Alimentos naturais que são fontes de proteínas geralmente vêm acompanhados também de boas gorduras. Esta combinação proporciona nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo, além de dar mais saciedade e colaborar com o bom funcionamento hormonal e metabólico. Isso não acontece com carboidratos processados e/ou refinados, como pães, massas e doces.

Coma ovos e bacon

“Eu sou adepto de um estilo de vida flexível chamado ‘alimentação forte’, que prioriza o consumo de alimentos naturais que tenham gordura e proteínas de qualidade, assim como carboidratos fibrosos, capazes de regularizar a ação do hormônio insulina no sangue. Ovos e bacon são excelentes opções”, ressalta Polesso. “Eles também dão saciedade sem impactar negativamente o metabolismo e o funcionamento hormonal do corpo”, completa.

Alimente-se bem do que é correto
O inverno, segundo o especialista, é o momento de degustar alimentos ricos em nutrientes, sabor e que saciam. “Quando se foca na qualidade, a quantidade passa a ser controlada automaticamente. O corpo irá regular o apetite corretamente e reprogramará o metabolismo para a queima do excesso de gordura e manutenção do peso ideal”, conclui. 

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