Carnaval com saúde

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O agito do Carnaval e as altas temperaturas do verão requerem cuidados especiais com o corpo. A ingestão de líquidos é um dos principais fatores para manter a saúde nos dias de folia, além disso é preciso se proteger do sol, tudo para evitar desidratação e queimaduras na pele.
A nutricionista funcional Daniela Jobst recomenda uma alimentação especial para o feriado mais animado do país. Confira as dicas para aproveitar o Carnaval de bem com a saúde.

Cuidados com a pele

Daniela sugere a ingestão de muitos nutrientes, além de ressaltar a importância do uso de filtro solar. “A alimentação e a proteção exterior se complementam em defesa do corpo e do organismo”.


Conheça os benefícios de cada nutriente e em quais alimentos podem ser encontrados:

Ácido alfa lipóico: fator antiinflamatório, menor vermelhidão da pele pós-sol e menos cicatrizes. Ex: Alimentos: carnes de aves, grãos e óleos.

Apegenina: diminui o risco de câncer de pele. Ex: Alimentos: frutas e ervas, como cereja, limão, maçã, tomate e brócolis.

Beta caroteno: antioxidante para a pele, evita manchas pós-sol. Ex: Alimentos: vegetais e frutas de forte tom amarelo/laranja e os vegetais de folhas verdes escuras. Vegetais amarelos/laranja – cenoura, batatas-doce, abóbora, beterraba. Frutas amarelo/laranja – melão, papaia, manga, carambola, nectarina, pêssego. Vegetais de folhas verdes escuras – espinafre, brócolis, endívia, couve, chicória, escarola e agrião. Outras boas fontes vegetais e frutas – aspargo, ervilha e ameixa.

Cacau: possui flavonóides, foto proteção e melhora da superfície da pele e hidratação.

Chá verde: antioxidante e foto protetor contra radiação ultravioleta.

Genisteína: anti-carcinogênica para pele, aumenta enzimas antioxidantes. Alimentos: soja.

Licopeno: antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. Ex: Alimentos: tomate, melancia, beterraba, pimentão.

Luteína e Zeaxatina: maior hidratação cutânea, é foto protetor e também traz proteção ocular. Alimentos: milho e derivados de milho.

Romã: menos flacidez e rugas, é antioxidante e foto protetor, e potencializa a ação do protetor solar.

Vitamina E: tem ação de filtro solar. Alimentos: óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho e girassol) e o gérmen de trigo. As nozes, sementes, grãos inteiros e os vegetais de folhas verdes também fornecem vitamina E.

Cuidados com hidratação

A nutricionista sugere a ingestão de muito líquido. Conheça os benefícios de cada um e as melhores opções.

Água: hidrata com zero calorias.

Água de coco: hidrata e alimenta com poucas calorias.

Chá gelado: hidrata e é antioxidante. Tem catequinas que ajudam no antienvelhecimento. Deve ser tomado sem adoçante ou pode-se adoçar com adoçantes não artificiais. Não misture com limão, que além de manchar a pele no sol, diminui a propriedade das catequinas.

Frutas: algumas contem significativa quantidade de líquido, como melancia e melão. Deve-se ingerir três porções ao dia.

Isotônicos: se for pular na folia por mais de duas horas vale a pena, senão opte por outros líquidos devido às calorias.

Sucos: os sucos podem também alimentar, assim como a água de coco, porém contem mais calorias. Dê preferência aos naturais.

A nutricionista ainda recomenda refeições leves, mas bem coloridas, desta maneira você garante a ingestão de todos os nutrientes e não perde o pique.

 

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