Casa Grande associa-se ao Green Hotels Association


Em reconhecimento às ações de sustentabilidade  e responsabilidade social desenvolvidas, o Casa Grande Hotel Resort & Spa (Guarujá-SP) foi escolhido como a primeira instituição brasileira a fazer parte da Green Hotels Association. Sediada nos Estados Unidos, a entidade internacional tem como objetivo reunir hotéis que tenham comprometimento com a preservação do meio ambiente e incentivar práticas de proteção aos recursos naturais. 

Fundada em 1993 e reconhecida pelo governo dos Estados Unidos pela importante contribuição à preservação da natureza, a Green Hotels Association tem como proposta motivar seus associados a promover atividades que diminuam o impacto ambiental. O consumo racional de água, energia e redução de lixo sólido são algumas das ações incentivadas pela entidade. Entre os hotéis americanos associados destacam-se os cinco estrelas Hyatt, Intercontinental, Renaissence, Sheraton, Hilton e Wyndham, bem como o famoso resort tailandês The Evason Phuket Resort and Spa.“A parceria com a Green Hotels Association vem reforçar a consciência ambiental do Casa Grande”, ressalta o diretor operacional do hotel, Paulo Cupertino.

“Queremos incentivar o turismo responsável. Se os hóspedes passarem a privilegiar ‘hotéis verdes’, encorajarão os hoteleiros a preservar recursos naturais e proteger os destinos onde estão inseridos”, informa o diretor geral do hotel, Lourival de Pieri.

Além de possuir o maior jardim da cidade de Guarujá, no Estado de São Paulo, desde 2006 o resort adota ações de utilização consciente de recursos. Foram instalados nos apartamentos chuveiros que reduzem o consumo de água em 20%, sem alterar a qualidade e o conforto do banho. Já as torneiras das áreas sociais e de serviço possuem arejadores, que diminuem o consumo em 15%. Também foram adotados capacitores para correção de fator de potência, para melhorar a eficiência energética. As lâmpadas incandescentes e halógenas foram substituídas por mini-fluorescentes, que representa uma economia de até 60% nos ambientes contemplados. O Casa Grande Hotel também desenvolveu e implementou a coleta seletiva de lixo não orgânico. “Parte dos recursos é destinada a treinamento de jovens das comunidades socialmente vulneráveis“, explica Pieri.

No âmbito social, o Casa Grande Hotel surge como apoiador à iniciativas em beneficio da comunidade onde está instalado, como a Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude, realizada em fevereiro. O hotel apóia o Programa de Formação de Educadores Responsáveis Sócio-ambientalmente, idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Guarujá. Todos os funcionários e colaboradores do hotel também participam de palestras e reuniões de sensibilização, para que se conscientizem sobre a importância de sua participação na coleta seletiva e do uso racional de recursos.

O hotel ainda planeja a implantação de diversas outras ações nos próximos dois anos. Os apartamentos ganharão um sistema de gestão de energia, que melhorará a qualidade do ar. Um ar condicionado central – com eficiência energética para adequar o uso racional de energia e o alto rendimento térmico – também será instalado. Já para os pequenos hóspedes está em planejamento um programa de conscientização e educação ambiental.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta