Casa Modelo Experimental

Please select a featured image for your post

A CPFL Energia em parceria com o PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) inaugura nesta sexta-feira, dia 19, a Casa Modelo Experimental: uso racional de água e energia. A casa está instalada na Usina Térmica Carioba, da CPFL, na Morada do Sol, em Americana. O evento de lançamento acontece às 10h30 da manhã.

O projeto é uma experiência inédita no Brasil. Pela primeira vez uma casa reúne sustentabilidade e eficiência para o uso de água e energia simultaneamente. A área construída de 190 m2 é equipada com tecnologias e métodos acessíveis à população, de modo a contribuir com a racionalização do uso da água e energia.

Exemplo de materiais usados não faltam. Os tijolos são blocos produzidos com a escória da aciaria – um subproduto do aço – que apresenta um sistema de encaixe dos blocos e dispensa o uso da argamassa no assentamento. Esse tipo de tijolo torna desnecessária a quebra de paredes para a instalação elétrica e hidráulica, assim diminui a geração de resíduos na obra. As telhas e o forro são produzidos a partir das aparas de tubos de creme dental.

A casa foi construída numa angulação, como um chalé, que permite melhor aproveitamento da ventilação e da luz natural, além do posicionamento das placas dos aquecedores solares. Também há uma cisterna instalada na casa que funciona como reservatório de água captada da chuva para utilização de lavagens de pisos e jardins. As cores utilizadas na pintura da Casa são claras, para menor utilização da energia elétrica. Nos banho poderão ser utilizados três sistemas de aquecimento da água – chuveiro elétrico, aquecedor solar e transformador de calor (sistema híbrido – utiliza os dois primeiros sistemas).

Em todos os cômodos da casa estão instalados relógios medidores de energia para que o visitante possa visualizar o consumo de energia elétrica em cada ambiente. Também é possível identificar a quantidade de água utilizada durante um banho, ao utilizar descarga ou a torneira.

A Casa Modelo Experimental é o resultado de um trabalho de pesquisa realizado pelo Laboratório de Construção Civil do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos, iniciado em 2004. Tem o apoio do PCJ e de empresas parceiras, como a CPFL, que cedeu o terreno para a construção da casa.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta